SEXUALIDADE E SAÚDE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM ADOLESCENTES DO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Anaysa Cunha Alves CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA - UNIPÊ
  • Gerlane dos Santos Bezerra CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA - UNIPÊ
  • Kionara Carollynne Portela Macêdo Brito CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA - UNIPÊ
  • Leonildo Santos do Nascimento Junior CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA - UNIPÊ
  • Maria Letícia de Melo Lima CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA - UNIPÊ

Resumo

INTRODUÇÃO: A adolescência representa o grupo que conduz grandes potenciais sociais, sendo marcado por significativas vulnerabilidades, sobretudo nas relações afetivo-sexuais. Como exemplo, temos o aumento de infecções por doenças sexualmente transmissíveis, consumo de drogas, gravidez não planejada e violência nas relações de intimidade. A percepção das demandas de saúde dos adolescentes contribui para as estratégias de melhorias do cuidado compreendendo o protagonismo juvenil. É fundamental que os adolescentes sejam os autores de sua própria mudança, participando das ações implantadas para seu desenvolvimento integral, assegurando a eficácia do autocuidado para a promoção de sua saúde. Frente a isso, os serviços fornecidos pela Estratégia de Saúde da Família (ESF) devem transcender sua estrutura física e ir ao encontro da comunidade, conhecendo suas debilidades. A metodologia ativa de aprendizagem surge buscando promover no indivíduo o estímulo diante do problema que considera essencial a sua resolução. Essa estratégia percorre o caminho favorável a resolução de problemas listados diante de uma realidade apresentada, estruturando-se na identificação de hipóteses para a problemática reconhecida como interferência na atenção em saúde. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: Diante do contexto, as estagiárias do curso de fisioterapia do Centro Universitário de João Pessoa - UNIPÊ realizaram uma intervenção com os alunos do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Imaculada Conceição, localizada no município de Cabedelo - PB. Foram abordados as temáticas de violência sexual, iniciação sexual, gravidez na adolescência, comportamento sexual e aborto através da apresentação de problemas, solicitando que os alunos ilustrassem as possíveis soluções na cartolina e defendessem sua visão mediante o que foi discutido. Durante a apresentação das hipóteses pelos alunos, a teorização era incorporada de forma simples e objetiva. IMPACTOS: A metodologia utilizada pelas estagiárias favoreceu o dialogo com esse publico e proporcionou um momento de troca de conhecimentos, sendo enriquecedor para todos os envolvidos. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Diante da experiência, nota-se a importância dessa intervenção no ambiente escolar realizada através da integração entre a ESF e a escola. No decorrer da intervenção, os relatos e as hipóteses propostas permitiram o conhecimento da realidade, habilidades, valores e atitudes desses adolescentes, podendo ser utilizado como ponto de partida para elaboração de estratégias de saúde para esse público. Além disso, a problematização estimulou a visão crítica-reflexiva e viabilizou o dialogo sobre a temática, favorecendo o acesso a informação, podendo ser utilizada como estratégia em outras práticas educativas.