UNIVERSIDADE X COMUNIDADE: UMA EXPERIÊNCIA DA ATUAÇÃO FISIOTERAPÊUTICA EM GRUPO NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE

Autores

  • Michely de Oliveira Santos UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS)
  • Jaíne Rosalva de Aguiar UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS)
  • Luciano Xavier Gomes UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS)
  • Manoel de Souza Costa Neto UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS)
  • Suzanne Guimarães Machado UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS)
  • Washigton Nascimento UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS)
  • Elizabeth Leite Barbosa UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS)
  • Andréa Costa de Oliveira UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS)

Resumo

INTRODUÇÃO: A subunidade curricular Práticas de Inserção da Fisioterapia na Comunidade (PIFISIO) tem como uma das principais metodologia o arco de Charles Maguerez, que consiste em cinco etapas que vão desde a observação da realidade á aplicação prática. Com base em uma de suas etapas foi identificado número significativo de pessoas que relataram como principais problemas episódios de lombalgia e dismenorréia. A lombalgia caracteriza-se por dor na região lombar, aguda ou crônica, causada por fatores intrínsecos como idade, peso, gestação ou fatores extrínsecos como hábitos posturais inadequados; podendo desencadear consequências físicas, psicológicas e sociais, afetando a qualidade de vida e saúde desses indivíduos. No que se refere á dismenorréia, são dores abdominais relacionadas ao fluxo catamenial que surgem principalmente em jovens. Os objetivos traçados foram ações em âmbito coletivo com o intuito de prevenir e/ou aliviar os sintomas da lombalgia e dismenorréia. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: A ação foi desenvolvida em frente a uma residência na comunidade local, e consistiu em três etapas: parte educativa, orientações e exercícios. Antes de iniciar o passo a passo da intervenção a turma convidou a comunidade para participar das atividades. No momento educativo sobre dor crônica, utilizou-se como metodologia a montagem do ciclo da dor crônica, utilizando recortes com fatores que diminuem/aumentam a dor. Sobre dismenorréia foi apresentada uma imagem do útero, trompas e ovários, assim como a função do endométrio. Depois foi realizado um quiz de mitos e verdades sobre a cólica, formas de reduzir as dores menstruais, conhecimentos populares, importância da alimentação adequada e prática regular de exercício físico. As orientações foram voltadas para posturas do cotidiano foi solicitado demonstração das posturas adotadas durante tarefas habituais e em seguida o estudante demonstrava a postura correta. Foi também ensinado técnicas de massagem e uso de compressas quentes para alívio da dor lombar. Na última etapa da intervenção foram realizados exercícios de auto alongamento para membros superiores e tronco, além de treinamento de respiração profunda para relaxamento corporal. IMPACTOS: Durante a intervenção, observou-se o surgimento de mitos e dúvidas, os quais foram esclarecidos; após os alongamentos foi perceptível o relaxamento dos participantes. Houve troca de saberes entre a comunidade e estudantes sobre a temática trabalhada, o que reforça a importância de ações que conduzam ao conhecimento de fatores que influenciam de forma direta e indireta no processo de saúde- doença da comunidade. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Os resultados corresponderam aos objetivos traçados, sendo a intervenção enriquecedora tanto para a comunidade, que obteve conhecimentos a cerca da temática, quanto para os acadêmicos, ao colocarem em prática conhecimentos relacionados á educação e planejamento em saúde, contribuindo para a formação crítico-reflexiva. Conclui-se que o feedback da comunidade evidenciou que ações de promoção de saúde e prevenção de agravos em grupo são efetivas.