APRENDENDO E APREENDENDO: A FACILITAÇÃO DA ANÁLISE CINESIOLÓGICA ATRAVÉS DO BODY PAINTING

Autores

  • Aliceana Ramos Romão de Menezes Araújo CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA - UNIPÊ
  • Nícia Farias Braga Maciel CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA - UNIPÊ
  • Leonildo Santos do Nascimento Júnior CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA - UNIPÊ
  • Pollyana Soares de Abreu Morais CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA - UNIPÊ
  • Maria Elma de Souza Maciel Soares CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA - UNIPÊ
  • Andrea Carla Brandão da Costa Santos CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA - UNIPÊ

Resumo

INTRODUÇÃO: O processo atual de construção do conhecimento requer a integração de habilidades cognitivas e socioemocionais, onde o discente participe de forma ativa. Dentre as metodologias ativas, está o body painting que consiste em uma técnica de pintura corporal que pode ser usada como ferramenta dentro do aprender e apreender de uma nova temática ou para o resgate de conhecimentos prévios. Ela consiste em desenhar e/ou pintar no corpo, ossos, fáscias, músculos, ligamentos, dentre outras estruturas. Assim, viabilizando a vivência prática do discente e associando a isso a análise cinesiológica, foi elaborada uma atividade prática que possibilitasse o resgate dos principais músculos da cintura escapular e ombro e a função de cada um deles a partir de um movimento funcional. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: Primeiramente foi realizada uma aula expositiva dialogada da cinesiologia da cintura escapular e ombro com resgate da anatomia muscular e articular. Foi solicitado que na aula seguinte os discentes viessem com vestimentas adequadas e trouxessem tinta guache, pincel e lápis para desenho. No momento da prática foi permitido o uso do smarthphone para dúvidas em relação á localização dos músculos e sentido das fibras musculares. O dimidio direito foi usado para pintar os músculos superficiais e o esquerdo para os profundos, a fim contemplar todos. Após a pintura, foram realizados movimento funcionais envolvendo a cintura escapular e o ombro, a fim de associar o músculo ao moviment. IMPACTOS: Construção do conhecimento baseado nos quatro pilares da educação, a partir do desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais, pelo estímulo á busca do conhecimento prévio, do aprender a fazer e da interação com o grupo. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Essa atividade trouxe aos discentes a abertura para novas experiências, permitindo o resgate de conhecimentos prévios e uma maior proximidade com as estruturas que compõem o movimento humano, objeto de estudo da fisioterapia.