ATUAÇÃO DO PROJETO DE EXTENSÃO - ESCOLA DE POSTURAS: AÇÕES PREVENTIVAS NO CUIDADO CORPORAL": PROMOVENDO A CONSCIENTIZAÇÃO EM CRIANÇAS ESCOLARES"

Vitória Suyane Ferreira da Cruz, Camila Santos Souza, Débora Ramos de Araújo Souza, Ana Maria Braga de Oliveira

Resumo


INTRODUÇÃO: A ocorrência de dores nas costas e alterações posturais além de estarem presentes nos adultos manifestam-se também em adolescentes escolares, devido aos hábitos posturais adotados. Dentre os problemas, citam-se aqueles relacionados ao excesso de peso e o modo de transporte da mochila, e á postura adotada durante o período que está na sala de aula. O objetivo desse trabalho é relatar a atuação do Projeto de Extensão - Escola de Posturas: ações preventivas no cuidado corporal com alunos do 4º ano de uma escola do Ensino Fundamental, no município de Lagarto-Se. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: O projeto de extensão é composto por doze discentes e um docente do curso de Fisioterapia da Universidade Federal de Sergipe campus Lagarto, onde os mesmos organizaram atividades direcionadas aos escolares. As atividades foram desenvolvidas para 27 crianças, divididas em cinco encontros durante uma semana. O primeiro encontro foi destinado á avaliação do perfil dos escolares para subsidiar as intervenções, por meio da aplicação do Instrumento de Avaliação da Postura Corporal e Dor nas Costas (BackPEI), da pesagem dos alunos e das suas mochilas. Do segundo ao quarto dia, a turma foi dividida em 02 grupos compostos por 12 e 13 sujeitos. E assim os encontros passaram a envolver três momentos: inicialmente, um momento educativo, na sequência exercícios terapêuticos e finalizando com relaxamento. No segundo encontro foi abordado a anatomofisiologia do sistema esquelético levando curiosidades sobre os ossos, quebra-cabeça do esqueleto, curvaturas da coluna lombar e exercícios para o tronco. No terceiro, foi usado um modelo anatômico do sistema muscular e apresentação dos movimentos dos principais grupos musculares, seguido de exercícios para os membros inferiores. No quarto dia foi realizada a montagem de um cartaz explicativo sobre sistema respiratório, exercícios de polichinelos para observar a respiração após o esforço e de respiração profunda. Ao final de cada dia foram realizados os relaxamentos, promovendo uma maior conscientização corporal. No último dia foi conversado individualmente com os alunos sobre o peso de suas mochilas, realizado exercícios para membros superiores, entrega da cartilha e finalizado com o corredor de cuidados. IMPACTOS: Percebeu-se que o trabalho em pequenos grupos através das atividades lúdicas facilitou a interação dos participantes e a absorção do conteúdo. Dessa forma as crianças estavam atentas, buscando adotar posturas corretas ao sentar e carregar a mochila, diminuindo o estresse traumático nas estruturas osteomusculares e desenvolvendo uma melhor percepção corporal. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Diante disso, é nítida a relevância das intervenções do Projeto de extensão Escola de posturas: ações preventivas no cuidado corporal tanto por cumprir seu papel de extensão universitária e articular com a comunidade quanto por atuar com um público potencialmente assimilador e disseminador de informações, as crianças.

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


A revista Cadernos de Educação, Saúde e Fisioterapia foi avaliada como B2 na área de Ensino, B3 na área de Serviço Social, B4 nas áreas de Saúde Coletiva, Interdisciplinar, Enfermagem e Educação Física e B5 na área de Medicina II e Arquitetura, Urbanismo e Design no QUALIS/CAPES - Quadriênio 2013-2016.