COMPETÊNCIA CULTURAL NA ATENÇÃO À SAÚDE DA MULHER QUILOMBOLA

Autores

  • Fernanda Gabrielle Mendonça da Silva UFRN
  • Matheus Oliveira Lacerda UFRN
  • Louise Valeska Soares Pinto de Souza UFRN
  • Ana Karla Monteiro Santana de Oliveira Freitas UFRN
  • Lilian Lira Lisboa UFRN
  • Carolina Araújo Damásio Santos UFRN
  • Reginaldo Antïnio de Oliveira Freitas Junior UFRN

Resumo

INTRODUÇÃO: Competência Cultural é comumente definida como a combinação de conhecimentos, atitudes e habilidades necessárias para que os profissionais da saúde sejam hábeis em interagir eficazmente com populações cultural e etnicamente diversas. O profissional da saúde socialmente responsável deve procurar melhor compreender a realidade de cada indivíduo para promover cuidado mais efetivo e culturalmente competente. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: A disciplina Competência Cultural na Atenção á Saúde da Mulher Quilombola representa componente curricular eletivo de educação interprofissional e busca a interação ensino-servio-comunidade, inserindo os estudantes de graduação da UFRN na estratégia da pesquisa-ação para implementação de serviço de atenção interprofissional no pré-natal, baseado nas necessidades da comunidade quilombola Capoeiras, em Macaíba-RN. A disciplina objetiva proporcionar aos estudantes a vivência integrada de conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias para o desenvolvimento de competências culturais no contexto da atenção á saúde e educação de populações cultural e etnicamente diversas. No que se refere á dimensão cognitiva, aborda o conhecimento dos processos que influenciam a saúde e cuidados de saúde da população quilombola. Quanto ao componente atitudinal, busca estimular a capacidade reflexiva acerca dos diversos valores de saúde, crenças, comportamentos, sua própria bagagem sociocultural, a formação racista da sociedade brasileira e a consequente marginalização das comunidades afrodescendentes e a relativa invisibilidade de suas contribuições e necessidades. O elemento de habilidades se concentra nas habilidades de comunicação e compreensão dos determinantes sociais, culturais, comportamentais, psicológicos, ecológicos, éticos e legais, nos níveis individual e coletivo, do processo saúde-doença das mulheres quilombolas. A percepção dos estudantes sobre a participação na disciplina foi avaliada pela técnica de grupo focal. Os dados foram analisados qualitativamente, pela técnica de análise de conteúdo temática categorial. O projeto foi aprovado pelo Comitê de ética em Pesquisa do Hospital Universitário Onofre Lopes/UFRN conforme Parecer 1.360.679/2015. IMPACTOS: A percepção discente reconhece no componente curricular a oportunidade de desenvolver uma visão diferenciada das relações sociais implicadas no cuidado em saúde. Adicionalmente, os estudantes valorizaram tanto a compreensão teórica dos conteúdos sobre a cultura quilombola no Brasil, quanto a vivência prática das questões relacionadas á diversidade cultural como fatores de grande importância para o desenvolvimento de maturidade pessoal e profissionalismo na graduação em Fisioterapia. CONSIDERAÇÕES FINAIS: As oportunidades dos estudantes conhecerem a situação de saúde da população quilombola e vivenciarem o trabalho interprofissional na atenção á saúde dessa população específica demonstraram ser estratégias efetivas para potencializar o desenvolvimento de competências culturais na formação em saúde.