CONSTRUINDO CIDADES VIRTUAIS, VIVENCIANDO PROBLEMATIZAÇÕES REAIS: UMA EXPERIÊNCIA PILOTO APLICADA AO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM

Autores

  • Jânia de Faria Neves CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA - UNIPÊ
  • Rosa Camila Gomes Paiva CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA - UNIPÊ
  • Maria Elma de Souza Maciel Soares CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA - UNIPÊ
  • Andréa Carla Brandão da Costa Santos CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA - UNIPÊ
  • Juliana Nunes Abath Cananéia CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA - UNIPÊ

Resumo

INTRODUÇÃO: A modalidade de educação á distância (EaD) vem crescendo nos últimos 10 anos como estratégia de ofertas de vagas no ensino superior e cursos. De acordo com dados da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), a modalidade já corresponde á 26% das vagas ocupadas e a estimativa é que 2023 seja a responsável por 51% das vagas ocupadas no ensino superior. Posto isso, pensar a EaD parece ser um grande desafio não apenas para a instituições de ensino superior (IES) que vão enfrentar as dificuldades de incorporação dessa modalidade em seus projetos pedagógicos, mas para o professor, que precisa de uma abordagem palatável e pedagogicamente estruturada para ter sucesso na adesão e aprendizagem do aluno. Assim, é necessário conhecer as plataformas de ensino disponíveis, o processo de montagem de uma sala de aula virtual, as ferramentas mais atrativas e, principalmente, como desenvolver as competências, habilidades e atitudes necessárias á formação do aprendente em um espaço virtual. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: A proposta é o produto final de um projeto piloto de um ambiente virtual de aprendizagem para o componente curricular ciências sociais na saúde para 2017.1. A ideia era criar uma cidade fictícia a partir da qual as situações problemas seriam geradas. A cidade foi montada a partir de uma base gráfica que compôs o solo e todos os elementos de animação foram inseridos manualmente. Assim, a cidade se pareceria com qualquer cidade de pequeno porte impregnada de traços culturais e de elementos que fazem referência a modernidade. Para enredar as situações-problemas, foi realizada uma pesquisa para criar a história dessa cidade, apresentada em uma narrativa contendo desde as lendas que envolvem o surgimento da cidade até as estatísticas locais. Em seguida, definiu-se em quantas aulas o componente curricular seria executado e fez-se a divisão do conteúdo programático. Cada aula seguiu a estrutura pré-programa, que contém um livro de atividades organizado com uma apresentação, competências e habilidades, situação-problema, fórum, leitura de texto, atividade e referências e textos complementares. A diversidade de atividades propostas foi intencional para abarcar o maior número de competências e habilidades possível. . IMPACTOS: A adesão inicial dos alunos ao formato EaD foi baixa, com índice elevado de faltas. Em razão dos problemas apresentados, foi elaborada uma lista com as principais dúvidas e respostas a elas. O material ficou disponível na própria sala. A partir disso, a adesão foi aumentando. O percentual de faltas caiu e houve uma maior participação nas atividades, incluindo os aspectos qualitativos. ƒ possível que isso tenha se dado, também, pelo fato de o domínio no manejo da sala ter aumentado, além da percepção do risco de reprovação. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A presença de uma cidade com personagens e lugares que tão familiares, além das discussões sobre temas polêmicos apresentados a partir das situações-problemas pode ter sido o diferencial para uma maior aproximação das atividades, apesar das dificuldades de aceitação da modalidade EaD.