EDUCAÇÃO EM SAÚDE E DIAGNÓSTICO PRECOCE: ATUAÇÃO DA FISIOTERAPIA EM UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE

Autores

  • Gabriele Natane de Medeiros Cirne FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DO TRAIRI - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (FACISA/UFRN)
  • Adriano Araújo de Carvalho FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DO TRAIRI - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (FACISA/UFRN)
  • Cristina Kênia Oliveira da Luz FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DO TRAIRI - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (FACISA/UFRN)
  • Deyse Cassiano da Silva FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DO TRAIRI - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (FACISA/UFRN)
  • Nailton Benjamim de Medeiros Júnior FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DO TRAIRI - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (FACISA/UFRN)
  • João Octávio Sales Passos FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DO TRAIRI - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (FACISA/UFRN)
  • Heloisa Maria Jácome de Sousa Britto FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DO TRAIRI - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (FACISA/UFRN)
  • Bartolomeu Fagundes de Lima Filho FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DO TRAIRI - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (FACISA/UFRN)

Resumo

INTRODUÇÃO: A Atenção Primária em Saúde (APS) prevê a resolutividade das necessidades de saúde que extrapolam a esfera de intervenção curativa e reabilitadora individual, através da promoção da saúde, prevenção de doenças e educação continuada. Nesta perspectiva foi criado em 1994 o Programa Saúde da Família (PSF), priorizando um modelo de assistência integral, com ênfase na atenção primária e na promoção da saúde familiar. Neste contexto verifica-se que o fisioterapeuta ainda não está inserido na equipe mínima, o que pode estar relacionado à formação inicial e a criação da profissão, que apresentava inicialmente um caráter reabilitador. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: Esse estudo relata a experiência de alunos de graduação em Fisioterapia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), a partir de um programa de atividades avaliativas e educativas, denominado ?Campanha Semanal?. Nesse cenário, foram realizadas atividades de educação em saúde, avaliações para diagnóstico precoce e dinâmicas para prevenção da patologia e/ou suas complicações. Para essas atividades foram eleitas três patologias comuns: osteoporose, Acidente Vascular Encefálico e neuropatia diabética; e foram usados instrumentos específicos para diagnóstico precoce ou risco de desenvolver a doença, foram eles, respectivamente: Framinghan, SAPORI e uma ficha desenvolvida pela equipe para avaliar a saúde do pé diabético. Após a avaliação, eram dadas orientações específicas e individualizadas de modo a personalizar o atendimento de prevenção de doenças e/ ou complicações/ disfunções. IMPACTOS: Essa intervenção apresenta o fisioterapeuta como um profissional apto a atuar na APS com práticas de prevenção e promoção de saúde, de modo a considerar orientações gerais e específicas para cada patologia abordada, com altas taxas de prevalência e incidência. Assim, contribuindo efetivamente para a implementação de ações na atenção primária à saúde, ligadas a prevenção, controle e diminuição de eventos incapacitantes. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A campanha semanal é uma atividade efetiva e eficiente uma vez que através das ações realizadas os estudantes de fisioterapia foram capazes de identificar os indivíduos com risco de apresentar as doenças abordadas, e/ ou as complicações/ disfunções oriundas delas, utilizando ferramentas validadas, de fácil acesso e fácil manuseio, gratuitas e que podem ser utilizadas no serviço de atenção básica, colaborando assim com o fortalecimento da inserção do fisioterapeuta na APS, não só como reabilitador, mas como profissional apto a desenvolver estratégias de promoção da saúde e prevenção de doenças e seus agravos.