IMPORTÂNCIA DO AUTO-CUIDADO E CONHECIMENTO SOBRE DIABETES MELLITUS GESTACIONAL

Autores

  • Ana Beatriz Gomes de Souza Pegorare UFMS - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL
  • Bianca Espinosa dos Santos UFMS - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL
  • Glenda Roberta Silva do Nascimento UFMS - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL
  • Leila Simone Foerster Merey UFMS - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL
  • Micheli Silva Alves UFMS - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL
  • Patricia de Medeiros Vieira UFMS - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL

Resumo

INTRODUÇÃO: A Diabetes mellitus gestacional (DMG) pode ser descrita como a intolerância aos carboidratos diagnosticada primeiramente durante a gestação, podendo ou não persistir após o parto. É o problema metabólico mais comum na gestação e tem prevalência entre 3% e 7% das gestações. O Programa de Educação pelo Trabalho do Ministério da Saúde PET Gradua/SUS tem por objetivo a mudança na formação profissional por meio de vivências na realidade dos serviços de saúde em áreas prioritárias do SUS, sendo o Diabetes Mellitus o tema escolhido pela Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande–MS. Um dos territórios escolhidos para abordagem é a Maternidade do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian, onde realizamos ações de educação popular em saúde com as gestantes com DMG, visando o autocuidado e promoção da saúde. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: A atividade foi dividida em três momentos tendo início com a dinâmica “Roda a roda” em que as gestantes foram divididas em duplas para uma pequena competição do conhecimento. Cada dupla girava a roleta, onde o número sorteado continha uma pergunta que, se fosse respondida corretamente, a dupla aumentava sua pontuação na disputa do prêmio. A dinâmica foi dotada de perguntas como: O que é a DMG?; Como é feito o tratamento inicial DMG?; Quais benefícios da atividade física para a DMG?; Quais orientações devem ser feitas para mulheres com DMG a fim de prevenir Diabetes Melittus tipo 2?; Como deve ser a atividade física na gravidez?; Quais os riscos da DMG para o bebê?; Como é feito o controle glicêmico?; Quais alimentos mais indicados durante a gestação e o que se deve evitar?; Quais os benefícios dos exercícios de pilates? Após a dinâmica, foi realizada uma roda de conversa sobre: “Como cuidar da saúde e da alimentação durante a gestação”. Em terceiro momento, realizou-se cinesioterapia baseada nos exercícios de Pilates, por serem exercícios de baixo impacto, que trabalham a postura e a respiração simultaneamente. IMPACTOS: As gestantes foram participativas, demonstraram um bom nível de conhecimento, principalmente porque a cada semana são abordados temas visando melhorias no autocuidado com a gestação e prevenção das complicações do diabetes. Elas interagiram entre si, relatando modo de viver, experiências prévias e histórias de vida que trouxeram significado para o aprendizado dos alunos e para a troca de experiências entre os atores envolvidos. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A educação popular em saúde é uma ferramenta importante para o empoderamento do usuário e seu papel consciente e ativo no controle e no tratamento da comorbidade. A interação acadêmico-paciente é uma via de mão dupla, favorecendo os processos de aprendizagem, não apenas técnico-científico, mas também maior humanização do cuidado e ampliação das competências relacionadas às habilidades interpessoais. Proporcionar atenção à saúde nos níveis de prevenção e promoção à saúde é fundamental em grupos vulneráveis e a participação do fisioterapeuta nestas atividades contribui para a desmistificação da atuação profissional, do comprometimento social a respeito do adoecer e as formas de intervir na saúde coletiva, criando vínculos interpessoais e profissionais.