INOVAÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM PARA PROMOÇÃO E PREVENÇÃO DAS CONDIÇÕES DE SAÚDE

Autores

  • José Eduardo de Lima Leal Alves Monteiro UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO - UPE
  • Adriana dos Santos Pereira UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO - UPE
  • Auxiliadora Renê de Melo Amaral UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO - UPE
  • Maria Eduarda Leal do Nascimento Cruz UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO - UPE
  • Sara Rúbia de Souza Franco UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO - UPE

Resumo

INTRODUÇÃO: Antes voltada apenas para a assistência curativa, a fisioterapia ocupa hoje um importante papel na prevenção de doenças e na promoção a saúde. Tal mudança acarretou a introdução de novas estratégias no processo de ensino aprendizagem, como a inserção precoce dos alunos nos cenários de prática, o uso da metodologia ativa na construção de conhecimento e da tecnologia, com foco no processo saúde-doença individual e coletivo, integrado a relação ensino, serviço e comunidade. Estas estratégias visam a formação de fisioterapeutas aptos a identificar, monitorar, analisar, criar e intervir nas principais causas de morbidade e mortalidade de uma determinada região ou grupo, proporcionando a integralidade das ações do cuidar em fisioterapia. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: O curso de fisioterapia da Universidade de Pernambuco - Campus Petrolina, proporcionou aos discentes visitas técnicas e participação em palestras de órgãos gestores e promotores de saúde da região, com objetivo de identificar os principais problemas que acometem a região, observando as potencialidades e fragilidades das ações. E através da análise reflexiva destas, levou a elaboração de projetos de intervenção atendendo as necessidades da população, orientando-a sobre os meios de promoção e prevenção da saúde. Dentre as propostas apresentadas pelos discentes, destacou-se o uso de redes sociais como mecanismo de comunicação entre o grupo de extensão e a população da região. As redes sociais tiveram o papel de ampliar o alcance do grupo, fazendo com que este pudesse agir de maneira eficiente na conscientização da população. Durante o período de aplicação dos projetos pode-se notar um melhor desenvolvimento das habilidades de comunicação, proatividade e inovação dos discentes. IMPACTOS: A associação destas novas estratégias de ensino aprendizagem proporcionou aos alunos uma visão ampla, crítica e reflexiva sobre o processo de promoção e prevenção da saúde, preconizado pelas diretrizes curriculares do curso de graduação em fisioterapia sobre a contribuição para a inovação e a qualidade do projeto pedagógico do curso. Desta forma, ofertou uma base de conhecimentos que serão de suma importância para a construção de um bom profissional da saúde, apto a avaliar, analisar, criar e agir em situações de prevenção e promoção da saúde. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Pode se observar um triplo benefício: primeiro relacionado ao discente, com a efetividade no desenvolvimento de competências e habilidades para sua formação profissional, permitindo maior facilidade de se adaptar as diferentes faces da saúde; segundo para comunidade, que foi orientada sobre os aspectos de promoção e prevenção de determinadas doenças; terceiro com o sistema público, que encontra nestas ações uma alternativa aos altos gastos com o tratamento para estas enfermidades, podendo assim melhor investir em outras áreas.