JORNADA DE SEMINÁRIOS INTEGRATIVOS: UM PROJETO INTERDISCIPLINAR QUE APROXIMA A FISIOTERAPIA DOS OUTROS CURSOS DA SAÚDE DA FACULDADE DE CEILÂNDIA DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA

Ana Clara Bonini-Rocha, Araken dos S. Werneck Rodrigues, Clélia Maria de Sousa Ferreira Parreira, João Paulo Chieregato Matheus, Wagner Rodrigues Martins, Miguel Ângelo Montagner, Maria Housana Conceição, Breitner Luiz Tavares

Resumo


INTRODUÇÃO: Os Seminários Integrativos (SI) fazem parte da grade curricular dos cursos de Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Saúde Coletiva, Fonoaudiologia e Farmácia. Têm como objetivo promover a integração de disciplinas para pensar a educação, a manutenção, prevenção e recuperação da saúde. Conduzem temáticas únicas num ambiente profícuo para desenvolver ideias sobre a multi- e a interdisciplinaridade. Esta integração interessa diretamente ao projeto pedagógico e currículo do Curso de Fisioterapia da FCE/UnB. Cada seminário integrativo (1,2,3,4,5 e 6) envolve estudantes e professores, de diferentes perfis profissionais e de formação, reunidos em torno de uma temática de interesse da comunidade e da academia, de relevância social, moral, ética e técnico-científica. Professores discutem sobre a escolha da temática de cada jornada e normas são deliberadas a cada semestre, divulgadas por Edital. Estudantes, também mesclados de todos os cursos, agrupados de oito em oito de acordo com ordem alfabética, vão avançando na jornada e desenvolvendo capacidades para pensar saúde integral fundamentada no compartilhamento de saberes. De 1.000 a 1.500, de 80 a 170 por turmas A e B de cada seminário, matriculam-se semestralmente. Dezenas de monitores são selecionados. O modelo pedagógico dos SI tem momento presencial e EAD por meio de atividades oferecidas na Plataforma Aprender UnB/Moodle, quando os estudantes apresentam os planos de trabalho, a proposta final e a publicação do trabalho produzido, enquanto os professores fazem o controle do processo de criação e da frequência. O momento presencial é a finalização da jornada em forma de SARAU Universitário, ao final do semestre. Um grande debate encerra a jornada. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: A temática da VII Jornada de SI do semestre de 2017/1 foi: USO, ABUSO E DEPENDÊNCIA DE DROGAS. Buscou-se levantar a problemática e discutir sobre os prejuízos ocasionados pelo uso abusivo, dos potenciais terapêuticos, sobre a postura profissional acolhedora e guiada pelos princípios dos direitos humanos e da cidadania, moral e ética na sociedade. Um número de 1.110 estudantes, divididos em 12 turmas organizadas por 09 professores, experimentou ambiente de SARAU em modalidades de Vídeo documentário, Linguagem Cênica, Paródia, Pintura, Dança e Poesia, dentre outras, sobre as Consequências no exercício profissional na saúde; Consequências do álcool no trânsito; Consequências biopsicossociais; e Consequências terapêuticas. IMPACTOS: A interdisciplinaridade comum aos seis seminários é o processo de ligação entre os currículos e planos pedagógicos da Faculdade de Ceilândia (FCE) da Universidade de Brasília (UnB), gerando uma identidade característica da FCE como instituição integrada em saúde. Gerando egressos em fisioterapia que sabem da importância do trabalho em equipe e da limitação do conhecimento que dominam. CONSIDERAÇÕES FINAIS: As jornadas de SI possibilitam o exercício real da interdisciplinaridade no Curso de Fisioterapia da FCE/UnB. Sua temática única integra os sujeitos em torno de assuntos diversos, complexos e multifatoriais, de relevância social, moral, ética e técnico-científica, simulando o trabalho em equipe de saúde. A presença dos SI no curso de graduação da Fisioterapia reforça e desenvolve o perfil integrado e humanista em saúde que a FCE/UnB busca alcançar.

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


A revista Cadernos de Educação, Saúde e Fisioterapia foi avaliada como B2 na área de Ensino, B3 na área de Serviço Social, B4 nas áreas de Saúde Coletiva, Interdisciplinar, Enfermagem e Educação Física e B5 na área de Medicina II e Arquitetura, Urbanismo e Design no QUALIS/CAPES - Quadriênio 2013-2016.