MONITORIA DE INFORMÁTICA INOVAÇÃO E PROTAGONISMO NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DO FISIOTERAPEUTA

Danilo D'afonseca Correia, Emanuelle Rocha da Purificação, Silas Talmom, Kionna Oliveira Bernardes Santos

Resumo


INTRODUÇÃO: A disciplina Informática aplicada a fisioterapia, é um componente curricular de carga horária obrigatória para o curso de fisioterapia na UFBA, a mesma fica alocada no primeiro semestre da graduação. Os conteúdos abordados ao decorrer da disciplina expressam interseção entre a metodologia de pesquisa e a bioestatística, associados á fundamentos básicos da informática. O objetivo principal é ampliar os conhecimentos dos alunos acerca da quantidade de informações as quais é possível o acesso de maneira simples, como pesquisas científicas e buscas em bases de dados públicos de importância para análise da situação de saúde, incentivando o desenvolvimento de um olhar crítico, proporcionando de análise de dados em saúde, além da prática científica desde o início da graduaçã. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: Durante o período da monitoria foi possível vivenciar diversas experiências que contribuíram no processo de formação, além de rever a matéria aperfeiçoando conhecimentos prévios, o aumento da prática e a oportunidade de desenvolver atividades extraclasse que envolveu contato direto com os estudantes ingressantes. As atividades incluíram aulas de revisão conjuntas com metodologias expositivas, encontros em grupos para resolução de atividades e solução de dúvidas, confecção de materiais informativos (boletim) em conjunto com os alunos, auxílio prestado por meio de redes sociais de comunicação, facilitando assim o aprendizado dos mesmos, que puderam vivenciar a matéria em diversos âmbitos, não ficando restritos á carga horária da matéria em sala de aula. IMPACTOS: A vivência proporcionou experimentar novas abordagens para consolidação do processo de aprendizagem pois, a possibilidade de ministrar aulas de revisão, confecção de materiais de apoio teórico, atividades para serem apresentadas aos estudantes ingressantes, a monitoria consolidou conhecimento na área e ampliou a visão de pesquisa e incentivo a prática de ensino. Dentre as atividades está prevista a elaboração de um curso (Oficina de design científico) com o objetivo de ampliar informações sobre designs dos principais trabalhos científicos como banners, formatação de slides/apresentações, boletins informativos e folders. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Desse modo, a monitoria na matéria de Informática aplicada a Fisioterapia, foi e está sendo capaz de proporcionar vivência e participação nos três pilares acadêmicos, ensino, pesquisa e extensão, cumprindo com seus objetivos e atendendo ás expectativas. Fortalecendo a formação do fisioterapeuta capaz de utilizar ferramentas de análise para situações de saúde presentes em sua rotina de trabalho.

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A revista Cadernos de Educação, Saúde e Fisioterapia foi avaliada como B2 na área de Ensino, B3 na área de Serviço Social, B4 nas áreas de Saúde Coletiva, Interdisciplinar, Enfermagem e Educação Física e B5 na área de Medicina II e Arquitetura, Urbanismo e Design no QUALIS/CAPES - Quadriênio 2013-2016.