EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE FORMANDOS EM FISIOTERAPIA

Autores

  • Vanessa Lobo de Carvalho FACULDADE ESTÁCIO DE ALAGOAS
  • Ana Larissa Costa de Oliveira FACULDADE ESTÁCIO DE ALAGOAS
  • Augusto César de Oliveira FACULDADE ESTÁCIO DE ALAGOAS

Resumo

INTRODUÇÃO: A educação popular em saúde tem significado um instrumento na construção histórica de atenção integral à saúde ampliando a relação entre saberes. A fisioterapia se originou com cunho reabilitador e posteriormente se normatizou com uma assistência integral à saúde. Fato ratificado pelas Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de fisioterapia (2002) que exige uma formação adequada à assistência integral, respeitando o princípio do Sistema Único de Saúde. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: A formação em fisioterapia na Instituição de Ensino Superior estudada apresenta uma concentração de disciplinas com abordagem para reabilitação. O estágio de Fisioterapia na Comunidade objetiva desenvolver a prática integral do cuidado, que prioriza a prevenção e promoção, através do desenvolvimento de habilidades utilizando como uma das ferramentas a educação popular em saúde. As atividades são desenvolvidas em centros de convivência e em associação de moradores de bairros vulneráveis socioeconomicamente. IMPACTOS: Os discentes relatam dificuldades iniciais nas atividades de educação popular em saúde por não haver desenvolvido as habilidades ao longo da formação, isso se ratifica através da estrutura curricular. Relatam também dificuldades para dialogar com o uso da linguagem acessível ao público sem termos técnicos e a compreensão das crenças e costumes da população participante. Referem crescimento profissional e pessoal, satisfação ao desenvolver a atividade após a sua melhor compreensão teórica e ao desenvolvimento prático destas ao detectar a troca de saberes. Esse crescimento se deve a confirmação que todos têm um conhecimento prévio que deve ser respeitado e desenvolvido sem hierarquização do saber. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A formação centrada na reabilitação causa déficits na abordagem integral da saúde preconizada no Sistema de Saúde vigente e na percepção de saúde no seu conceito ampliado biopsicossocial. A atividade desenvolvida estimula a interação da academia com a comunidade.