PET-SAÚDE GRADUASUS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA ATENÇÃO BÁSICA

Autores

  • Iara Feitosa dos Santos UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO - UPE CAMPUS PETROLINA
  • Ana Cláudia Nunes Souza UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO - UPE CAMPUS PETROLINA
  • Auxiliadora Renê de Melo Amaral UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO - UPE CAMPUS PETROLINA
  • Edivaldo Xavier da Silva Júnior UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO - UPE CAMPUS PETROLINA
  • Luciana Nogueira Mendes Caldas UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO - UPE CAMPUS PETROLINA
  • Tarcísio Fulgêncio Alves Silva UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO - UPE CAMPUS PETROLINA

Resumo

INTRODUÇÃO: No âmbito da atenção á saúde exige-se uma intervenção que englobe os diversos saberes do cuidado humano e, que o profissional de saúde considere o indivíduo como um todo, a sua história de vida e contexto social. O Programa de Educação pelo Trabalho para á Saúde (PET-Saúde) GRADUASUS, criado pelo Ministério da Saúde, aborda á referida proposta através da inserção de estudantes dos cursos de graduação na área de saúde em atividades de ensino-pesquisa-extensão. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: Através de relato de experiência, no qual a discente participou de visitas e atividades, acompanhada da Fisioterapeuta do Núcleo de Apoio á Saúde da Família (NASF) nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Petrolina-PE. Foram desenvolvidos estudos para elaboração de materiais informativos e vivências nas atividades educacionais dentro da rotina fisioterapêutica, com abordagem nas linhas do cuidado que integram saúde preventiva, agindo nos fatores de risco, tais como doenças crônicas e epidêmicas, nos estilos de vida e diagnóstico precoce. Com isso, a participante respondeu á questão que norteou o estudo: Qual a influência que as visitas proporcionadas pelo PET contribuíram para o seu crescimento acadêmico-profissional? IMPACTOS: Essas experiências contribuíram na construção do processo de formação da acadêmica, proporcionando maior aproximação ao contexto social da população e das potencialidades e desafios da atuação profissional na Atenção Básica em Saúde. A vivência foi avaliada como significativa pelo grupo PET-Saúde, como estratégia instrucional de preparação para a atuação do fisioterapeuta na saúde. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A precocidade na prática profissional foi fundamental para o processo de formação da estudante, pois proporcionou uma vivência diferenciada em um novo cenário de ensino-aprendizagem, contribuindo para uma visão significativa das ações da atenção em saúde.