TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO NO ENSINO DA CINESIOLOGIA E DA BIOMECÂNICA DA COLUNA

Autores

  • Leonildo Santos do Nascimento Júnior CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA - UNIPÊ
  • Aliceana Ramos Romão de Menezes Araújo CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA - UNIPÊ
  • Nicia Farias Braga Maciel CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA - UNIPÊ
  • Andréa Carla Brandão da Costa Santos CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA - UNIPÊ
  • Maria Elma de Souza Maciel Soares CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA - UNIPÊ

Resumo

INTRODUÇÃO: A epidemiologia em doenças reumáticas chama atenção para o percentual de indivíduos com afecções álgicas na coluna. Com esta grande demanda nos ambulatório e clínicas de fisioterapia, é essencial que o profissional de fisioterapia detenha o conhecimento da anatomia, da cinesiologia e da biomecânica desta estrutura corporal para que possa traçar uma conduta apropriada e com eficácia para quem sofre com tais patologias. O docente tem como forte aliado no processo ensino aprendizagem, as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC's) que é um fenômeno bastante comum na sociedade contemporânea, especialmente por conta do barateamento dos recursos tecnológicos, como computadores, tablets, dentre outros equipamentos. Uma dessas TIC's é o padlet¨, que trata-se de um mural virtual, funcionando como um quadro livre, que permite aos alunos o desenvolvimento de tarefas ou a exposição criativa de suas ideias, através da publicação de textos, fotos, links, vídeos ou qualquer outro conteúdo que julguem interessantes, construídos com base em um tema e com conhecimentos adquiridos previamente. Nesse contexto, este é o relato de experiência do uso de TIC's, nomeadamente o padlet¨, como recurso no desenvolvimento do conhecimento sobre a Cinesiologia e a biomecânica da coluna vertebral entre acadêmicos do curso de fisioterapia. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: Este trabalho inseriu-se no planejamento da disciplina de Cinesiologia e Biomecânica, ofertada aos alunos matriculados no terceiro período do curso de fisioterapia. Inicialmente, conduziu-se uma exposição teórica do assunto, através de aulas expositivas e dialogadas, onde foram revisados aspectos anatômicos da estrutura ósseas e articulares que compõem a coluna, bem como sobre as estruturas musculares que se dispõem para a geração dos movimentos da coluna, assim como foram analisados os aspectos mecânicos para a mobilidade das vértebras e a manutenção da postura da coluna. Ao término da aula, o padlet¨ foi apresentado aos alunos, para que fossem definidas as regras e que todas as possíveis dúvidas sobre o manuseio e a utilização desta ferramenta virtual. Após essa etapa, os alunos foram orientados a se dividirem em grupos, sendo que cada grupo seria responsável pela demonstração, em vídeo, da análise de cada um dos movimentos que são gerados nas colunas cervical e lombo-torácica. Feita a divisão dos grupos, os alunos foram encorajados a desenvolver a sua criatividade para a composição dos vídeos e publicarem no padlet¨. Após isso, os vídeos construídos e postados no mural pelas equipes foram apresentados em sala de aula, seguidos de uma discussão sobre o tema abordado. IMPACTOS: Através dos resultados obtidos, observamos a necessidade da capacitação docente para o uso das TIC'S em suas unidades curriculares, com destaque para o padlet¨, o que faz com que experiências como essas tragam melhorias no processo ensino-aprendizagem da cinesiologia e da biomecânica. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O padlet¨ mostrou-se uma relevante ferramenta para uso em sala de aula, como estratégia pedagógica na busca de resultados satisfatório no aprendizado dos alunos da graduação, visto a grande adesão e a participação discente, expressa pela criatividade na construção das análises cinesiológica e biomecânica dos movimentos da coluna vertebral.