VIVÊNCIAS EM SAÚDE I: O PRIMEIRO CONTATO COM O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE

Autores

  • Maria Eduarda Leal do Nascimento Cruz UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO - UPE
  • Adriana dos Santos Pereira UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO - UPE
  • Auxiliadora Renê de Melo Amaral UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO - UPE
  • José Eduardo de Lima Leal Alves Monteiro UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO - UPE
  • Sara Rúbia de Souza Franco UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO - UPE

Resumo

INTRODUÇÃO: A contextualização do processo saúde doença é indispensável como conhecimento-estratégia para a formação de profissionais de saúde qualificados a atuar em todos os níveis do Sistema Único de Saúde (SUS). A disciplina de Vivências em Saúde I ofertada pelo curso de Fisioterapia, da Universidade Pernambuco - Campus Petrolina, tem como objetivo introduzir precocemente os alunos do primeiro período, através da interdisciplinaridade na observação sobre o processo saúde doença com foco nos variados cenários de prática e promovendo discussões reflexivas acerca dos processos políticos e sociais do SUS. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: A vivência da disciplina proporcionou a experimentação das principais questões do processo saúde doença e do processo de consolidação e o funcionamento do SUS, através de visitas técnicas nos níveis da atenção primária, secundária e terciária da saúde. Posteriormente a estas visitas, houve debates em sala de aula, além de acesso ao conteúdo explicativo para o desenvolver e aprimorar habilidades na identificação dos eventos de saúde mais relevantes, os quais impactam na situação de morbidade e mortalidade da região. Por fim foram elaborados produtos acadêmicos, como poemas, teatros, documentários, maquetes da rede de saúde da região e seminários como resultados do processo de ensino de aprendizagem da disciplina de Vivências em Saúde I. IMPACTOS: Ao final da disciplina os produtos elaborados caracterizaram as impressões sobre o funcionamento do SUS na região, levantando aspectos como o acolhimento, a humanização, o trabalho multiprofissional, o trabalho da rede e dos sistemas. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Pode-se observar que a inserção precoce dos alunos ingressantes do curso de fisioterapia nos ambientes de prática do SUS, aparenta contribuir de forma positiva para a formação dos alunos, pois além de possibilitar um acesso prévio a ação do profissional de saúde, e do próprio SUS, serviu para quebrar preconceitos estabelecidos com base em estereótipos e experiências passadas, o que facilitará sua opinião crítico-reflexiva diante das potencialidades e dificuldades da saúde pública nacional.