VIVÊNCIAS EM SAÚDE: A IMPORTÂNCIA DA CONSTRUÇÃO DE INTERVENÇÕES NA COMUNIDADE NO PERÍODO INICIAL DA GRADUAÇÃO

Autores

  • Sara Rúbia de Souza Franco UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO - UPE
  • Adriana dos Santos Pereira UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO - UPE
  • Auxiliadora Renê de Melo Amaral UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO - UPE
  • José Eduardo de Lima Leal Alves Monteiro UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO - UPE
  • Maria Eduarda Leal do Nascimento Cruz UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO - UPE

Resumo

INTRODUÇÃO: O conhecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) assim como a sua funcionalidade na vivência prática é essencial para a formação do graduando em fisioterapia, pois proporciona uma visão ampla acerca do papel do profissional de saúde. As Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Fisioterapia estabelecem alguns princípios e fundamentos para a formação desses profissionais, destacando que as bases do conhecimento do discente precisam estar pautadas na integralidade da assistência, desde o planejamento, organização, e ações e serviços preventivos e curativos, articulada ao contexto social no âmbito de sua competência profissional. Neste contexto, visando uma melhoria do perfil do egresso, o colegiado de fisioterapia da Universidade de Pernambuco - campus Petrolina, introduziu no seu currículo as disciplinas de Vivências em Saúde I, II e III, proporcionando um contato imediato de estudantes recém-ingressos com a realidade interdisciplinar e multiprofissional em meio ao SUS e sua relação com a comunidade. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: Cada disciplina de Vivências possibilitou um acúmulo de conhecimentos e experiências no decorrer da graduação. Em Vivências II ocorreu o planejamento de projetos de intervenção para a comunidade. Para isso, foi necessário que os discentes tivessem contato com os serviços gestores de saúde como a VIII Gerência Regional de Saúde, para o levantamento dos dados epidemiológicos de maior incidência na região, assim como a caracterização das potencialidades e fragilidades das ações em saúde já existentes. Esta vivência estabeleceu parcerias para o planejamento e organização de ações e serviços de promoção e prevenção para comunidade, tendo como foco principal a leishmaniose visceral, hanseníase e acidentes automobilísticos. Dessa forma, foram elaborados projetos de intervenção com ideias criativas, novas e originais, inseridos no contexto interdisciplinar para futura execução. IMPACTOS: O processo de construção foi de grande relevância para a formação de cada discente enquanto futuro profissional de saúde, pois promoveu uma visão integral e humanizada da saúde, com respeito á dignidade de cada indivíduo, além da troca de experiências entre os discentes, docentes orientadores, profissionais de saúde e comunidade, proporcionando em meio aos desafios de se trabalhar em equipe, resultados significativos e uma bagagem que será levada no decorrer da graduação. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A reformulação da grade curricular do curso de fisioterapia, incluindo as disciplinas de Vivências, colaborou com uma melhoria nas bases da formação profissional dos discentes, estabelecendo uma nova percepção sobre o processo saúde-doença e o papel do fisioterapeuta na criação de estratégias para a promoção e prevenção da saúde. Também foi adquirida uma visão interdisciplinar e multiprofissional, bem como a consciência de que antes de fisioterapeutas somos agentes promotores de saúde.