A PERCEPÇÃO DE DISCENTES DE FISIOTERAPIA COMO EDUCADORES EM SAÚDE NO PUÉRPERIO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.18310/2358-8306.v5n10.p64Palavras-chave:
puérperas, relato de experiência, fisioterapia.Resumo
Contextualização: Intervenções fisioterapêuticas de educação em saúde são estratégias utilizadas para transmitir às mulheres informações a respeito da promoção e prevenção a saúde. Descrição da experiência: Este é o relato de experiência de seis discentes do curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Paraná, as quais participaram de um projeto de extensão intitulado “Maternar” conduzido por intervenções de educação em saúde em alojamentos conjuntos de uma maternidade pública de Curitiba. As atividades contemplavam rodas de conversa, jogos e esclarecimento de dúvidas a respeito do pós-parto. Ao final da participação no projeto, as discentes responderam a um questionário semiestruturado de percepção da participação no projeto, composto por 3 perguntas discursivas: “1) Como você se sente como educadora de saúde diante das puérperas?; 2) Como é a relação das discentes com os outros profissionais da maternidade?; 3) Quais os conhecimentos sobre a área de Fisioterapia em Saúde da Mulher você tinha antes de entrar no projeto? E no momento, quais são seus conhecimentos?”. As respostas foram analisadas de maneira qualitativa e individual. Impactos: As discentes adquiriram confiança ao longo do projeto e foram elogiadas e incentivadas pelas puérperas e pela quipe multiprofissional do local. Além disso, puderam aprimorar as pesquisas e evidências sobre a atuação do fisioterapeuta na área da Saúde da Mulher. Considerações finais: As discentes descreveram as atividades como positivas e de grande responsabilidade social e associaram a participação no projeto de extensão à oportunidade de aplicar os conhecimentos teóricos e a aprimorar os saberes científicos e clínicos da atuação do fisioterapeuta e da equipe multiprofissional no pós-parto.Downloads
Publicado
19-11-2019
Edição
Seção
Relato de Experiência
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.