A PERCEPÇÃO DE DISCENTES DE FISIOTERAPIA COMO EDUCADORES EM SAÚDE NO PUÉRPERIO: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Maria Izabel Feltrin, Laysse Candido da Silva, Gabriele Esther Doi, Jordana Barbosa Da Silva, Talita Gianello Gnoato Zotz, Raciele Ivandra Guarda Korelo Korelo, Rubneide Barreto Silva Gallo

Resumo


Contextualização: Intervenções fisioterapêuticas de educação em saúde são estratégias utilizadas para transmitir às mulheres informações a respeito da promoção e prevenção a saúde. Descrição da experiência: Este é o relato de experiência de seis discentes do curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Paraná, as quais participaram de um projeto de extensão intitulado “Maternar” conduzido por intervenções de educação em saúde em alojamentos conjuntos de uma maternidade pública de Curitiba. As atividades contemplavam rodas de conversa, jogos e esclarecimento de dúvidas a respeito do pós-parto. Ao final da participação no projeto, as discentes responderam a um questionário semiestruturado de percepção da participação no projeto, composto por 3 perguntas discursivas: “1) Como você se sente como educadora de saúde diante das puérperas?; 2) Como é a relação das discentes com os outros profissionais da maternidade?; 3) Quais os conhecimentos sobre a área de Fisioterapia em Saúde da Mulher você tinha antes de entrar no projeto? E no momento, quais são seus conhecimentos?”. As respostas foram analisadas de maneira qualitativa e individual. Impactos: As discentes adquiriram confiança ao longo do projeto e foram elogiadas e incentivadas pelas puérperas e pela quipe multiprofissional do local. Além disso, puderam aprimorar as pesquisas e evidências sobre a atuação do fisioterapeuta na área da Saúde da Mulher. Considerações finais: As discentes descreveram as atividades como positivas e de grande responsabilidade social e associaram a participação no projeto de extensão à oportunidade de aplicar os conhecimentos teóricos e a aprimorar os saberes científicos e clínicos da atuação do fisioterapeuta e da equipe multiprofissional no pós-parto.


Palavras-chave


puérperas, relato de experiência, fisioterapia.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.18310/2358-8306.v5n10.p64

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


A revista Cadernos de Educação, Saúde e Fisioterapia foi avaliada como B2 na área de Ensino, B3 na área de Serviço Social, B4 nas áreas de Saúde Coletiva, Interdisciplinar, Enfermagem e Educação Física e B5 na área de Medicina II e Arquitetura, Urbanismo e Design no QUALIS/CAPES - Quadriênio 2013-2016.