INTERVENÇÃO EDUCACIONAL MULTIDISCIPLINAR ENTRE DIABÉTICOS NO MUNICÍPIO DE SANTA CRUZ: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Chaiany Joyce Dantas Palhares Fonseca Gomes UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
  • Fharlley Lohann de Medeiro Rodrigues Da Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
  • Caroline Gomes Gonçalves UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
  • Luís Cesar De Medeiros UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
  • Marcello Barbosa Otoni Gonçalves Guedes UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
  • Bartolomeu Fagundes de Lima Filho UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
  • Johnnatans Mikael Lopes UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
  • Javier Jerez-Roing UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

Resumo

INTRODUÇÃO: O diabetes melito (DM) é um grupo de doenças caracterizado por altas concentrações de glicose sanguínea resultantes de defeitos na secreção de insulina, ação da insulina ou ambos. Sem insulina eficiente, ocorre hiperglicemia, a qual pode levar a diversas complicações. Diante da importância atual que da DM, a ação teve como objetivo promover uma intervenção educacional multidisciplinar entre diabéticos do município de Santa Cruz-RN e analisar a percepção destes indivíduos com relação à sua importância. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: As intervenções foram feitas em 3 grupos com componentes dos cursos de Nutrição, Fisioterapia e Enfermagem em cada um destes grupos, possibilitando assim a multidisciplinaridade. Dois grupos eram responsáveis pelas intervenções educativas e um terceiro grupo passava posteriormente às intervenções avaliando a percepção sobre as ações desenvolvidas (avaliação cega). As intervenções foram realizadas entre 29 de maio e 27 de junho de 2014. Na unidade básica de saúde (UBS) foram coletadas as informações sobre, nomes e endereços das residências da população com DM I ou II. As intervenções foram realizadas nas residências dos indivíduos diabéticos e familiares, contamos com o apoio técnico do Agente Comunitário de Saúde da UBS DNER. No banco de dados da UBS existiam 84 residências com diabéticos no bairro, destas, 30 tiveram visitas e intervenções efetivas. Durante as intervenções abordou-se pontos importantes para o controle glicêmico, como: a importância da prática do exercício físico regular (a atividade aeróbica, anaeróbica, o monitoramento da glicemia antes do exercício, os efeitos agudos e crônicos do exercício na glicemia, o cuidado para reposição de carboidratos durante atividades prolongadas); a importância no cuidado com a alimentação (evitar alimentos com índice glicêmico elevado, moderação no consumo de carboidratos, estímulo do consumo de alimentos ricos em fibras e integrais, dentre outros); cuidados paliativos para o diabético (inspeção dos pés, uso de meias sem costura e sapatos confortáveis, evitar posições prolongadas entre acamados, tratar precocemente lesões cutâneas, capacitar o indivíduo para correção de quadros de hipoglicemia e hiperglicemia, dentre outros). IMPACTOS: Os diabéticos foram perguntados sobre a importância das informações transmitidas e os resultados foram os seguintes: 0% disse não ser importante; 20% disseram não saber avaliar e 80% disseram que as informações foram importantes. Assim sendo, esperamos que as orientações aqui transmitidas aos usuários do sistema único de saúde da UBS DNER puderam preencher lacunas do conhecimento entre essas pessoas, referente principalmente às ações para um controle glicêmico mais efetivo, o que poderá ser útil na prevenção, controle e tratamento de complicações comuns advindas do DM. CONSIDERAÇÕES FINAIS: É visível a carência de informações sobre o diabetes entre a população que passou pela intervenção educacional. Muitos não sabem da importância do controle glicêmico. A educação em saúde é, portanto, uma ferramenta importante para o empoderamento do sujeito, frente às autoações para sua saúde. Com conhecimento apropriado o indivíduo pode deixar de ser simples coadjuvante para se tornar protagonista no controle do Diabetes e de diversas outras doenças.