INTERVENÇÃO EM GRUPO DE MULHERES ACOMETIDAS PELO CÂNCER DE MAMA: A INSERÇÃO DA MÚSICA

Autores

  • Letícia Alves da Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO
  • Tânia Terezinha de Oliveira Scudeller UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO

Resumo

INTRODUÇÃO: O câncer de mama é o mais incidente entre as mulheres e o segundo mais presente na população em geral. Seus efeitos físicos e psicológicos são estudados em larga escala, assim como as possibilidades de tratamento e intervenção para melhora na qualidade de vida. A fisioterapia e sua intervenção por meio de grupos demonstram interessantes resultados, o que fortalece tal atuação principalmente nesta população. O grupo como meio de intervenção fisioterapêutica existe no instituto há aproximadamente três anos. As atividades que aqui são realizadas visam reforçar o tratamento, com a implementação da cinesioterapia em formato lúdico/recreativo, e também a criação de laços afetivos. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: Em uma das intervenções onde o tema guia das atividades era infância, optamos por inserir no momento de finalização das atividades uma música que tivesse relação com o tema. De modo geral a atividade de fechamento visa o retorno a calma, e muitas vezes reflexões sobre temática abordada. A terapia em grupo em questão iniciou com exercícios de alongamento, seguido por brincadeiras populares que exigiam com prioridade a utilização dos membros superiores, e foi finalizada com a música ?Aquarela? do compositor ?Toquinho?. As participantes não sabiam qual atividade seria executada para a finalização. Após beberem água, sentaram em cadeiras que estavam dispostas em circulo, e logo que perceberam que estávamos com o violão passaram a ficar mais entusiasmadas e bastante interessadas. A partir disso nós mencionamos a música que seria tocada, e então a tocamos. Enquanto a música era tocada algumas vozes nos acompanhavam. No decorrer as vozes diminuíam, e foi possível observar que algumas participantes estavam com os olhos cerrados e outras, duas em específico, muito emocionadas. Visíveis eram as lágrimas que caíram. Ao fim da música elas foram se recompondo, e foi aberto o espaço pra diálogo. Por fim as atividades foram um tanto elogiadas por elas. Muitas falaram sobre estarem sentindo-se privilegiadas por receberem a música desta forma, ao invés de uma simples gravação reprodutível. Levantou-se também a questão dos jogos e das brincadeiras populares que cada vez mais se perdem no cotidiano das crianças e muito mais no dos adultos. E disseram também estarem felizes por terem podido brincar. IMPACTOS: Todo o decorrer da atividade foi de grande valia em aspectos pessoais e profissionais. Mas em especial o momento musical foi bastante impactante, ao ponto que motivou o desenvolvimento de uma pesquisa a fim de melhor estudar o grupo e as emoções em relação à música. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Contudo nota-se que a experiência em grupo institui-se positivamente no contexto dos envolvidos. E é perceptível a potência da música na mobilização de emoções, e como disparadora de reflexões e diálogos.