HABILIDADES DE COMUNICAÇÃO PARA A ATENÇÃO PRIMÁRIA, PROJETO DE EXTENSÃO RADIOFÔNICO E ENSINO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Myara Cristiny Monteiro CARDOSO Universidade Federal do Amapá, Macapá, Amapá.
  • Daniela Rodrigues de OLIVEIRA Universidade Federal do Amapá, Macapá, Amapá.
  • Luinne Raiza de Barros NASCIMENTO Universidade Federal do Amapá, Macapá, Amapá.
  • Mônica Silvia Rodrigues de OLIVEIRA Universidade Federal do Amapá, Macapá, Amapá.

Palavras-chave:

Ensino, Comunicação, Atenção Primária, Fisioterapia.

Resumo

Introdução: Os meios de comunicação são agentes de socialização e possibilitam acesso democrático e ampliado às informações. A partir de 2001, o Ministério da Educação (MEC) estabeleceu a comunicação como uma das “Competências Gerais” nas Diretrizes Curriculares Nacionais para cursos de graduação em saúde. Essa inclusão está relacionada com a valorização da comunicação interpessoal de profissionais com seus pares, usuários e familiares. Na atenção primária, cresce esta importância para além do tratamento, incluindo a compreensão da cultura e da linguagem da comunidade nas práticas em saúde. Objetivo: Relatar a experiência das autoras na condução do projeto de extensão “Programa Radiofônico Fisioterapia no Ar”, com a participação dos estudantes da disciplina de Fisioterapia Comunitária. Metodologia: Foi realizado um relato de experiência das autoras, sobre a participação dos estudantes (n=27) no projeto de extensão Programa Radiofônico Fisioterapia no Ar, executado com dinâmica de entrevistas abordando temáticas relativas à atenção primária, desenvolvidas em atividades vivenciais na disciplina Fisioterapia Comunitária do Curso de Fisioterapia da UNIFAP, no período de junho a agosto de 2017. Ao final desta etapa os estudantes responderam um questionário de três perguntas fechadas e uma aberta para avaliação de habilidades de comunicação para a atenção primária. Resultados: No início da participação, 45,5% dos estudantes não conseguiam avaliar se suas habilidades de comunicação para a atenção primária eram satisfatórias ou não e 27% avaliaram como insatisfatória. E após a participação no projeto 90,9% avaliaram-se satisfeitos com tais habilidades. Sobre a importância da participação dos estudantes nesta estratégia para a formação profissional, 90,9% concordaram com esta importância. Na última questão aberta, as respostas foram categorizadas e 45,4% responderam que a participação possibilitou contato com o meio de comunicação o qual atinge um grande número de pessoas, 18,3% responderam que é uma importante ferramenta para a promoção da saúde e 36,3% responderam que a participação estimulou o controle emocional, responsabilidade e a habilidade de conversação. Conclusão: A estratégia permitiu aos estudantes estímulo às habilidades de comunicação, gerando oportunidade para reflexão e exposição mais aprofundada sobre os temas abordados, estímulo às habilidades de conversação consciente e responsável, controle emocional, mostrando uma importante ferramenta para a atenção primária.