PERFIL DOS ATLETAS ATENDIDOS PELA LIGA DE FISIOTERAPIA ESPORTIVA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ

Darlyenne Paes e SILVA, Roger Andrey Carvalho JARDIM, José Ribeiro da SILVA NETO, Juliano Giorgio Rosa LUCCAS, Isabelle Amaral BARROSO, Nívea Renata Oliveira MONTEIRO, Renan Lima MONTEIRO, Cleuton Braga LANDRE, Areolino Pena MATOS

Resumo


Introdução: A Liga de Fisioterapia Esportiva (LIFE) é um projeto de extensão do Curso de Fisioterapia da Universidade Federal Amapá – UNIFAP. O projeto atua na pesquisa e extensão. Destaca-se a assistência prestada na avaliação, orientação e tratamento de atletas amadores e profissionais do desporto universitário e demais atletas da região. Objetivo: O objetivo foi descrever o perfil epidemiológico dos pacientes atendidos na LIFE entre 2016-2017. Metodologia: A liga atendeu no período estudado um total de 23 pacientes, sendo15 (65%) homens e 8 mulheres (35%). Dois (9%), realizaram procedimentos cirúrgicos. A idade média foi de 25,28 ±4,94anos, peso de 71,05 ±14,10kg, altura de 1,72 ±0,12 m e índice de massa corporal (IMC) de 23,83 ±3,86kg/cm². 52% eram atletas e alunos da universidade. As modalidades foram: corrida (27%); voleibol (27%); basquetebol (23%); handebol (9%); natação (5%); tênis de mesa (5%) e futsal (5%). Sendo as regiões lesionada: membros inferiores (82%), superiores (9%) e tronco (9%). Resultados: A idade média atendida pela LIFE foi de 25 anos, com discreta maioria masculina, de sete diferentes desportos, sendo que 91% realizaram tratamento conservador como primeira opção. Conclusão: O esporte mais lesivo foi a corrida e voleibol, sendo as lesões mais frequentes em membros inferiores.

Palavras-chave


Reabilitação; Traumatismos em Atletas; Volta ao Esporte.

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


A revista Cadernos de Educação, Saúde e Fisioterapia foi avaliada como B2 na área de Ensino, B3 na área de Serviço Social, B4 nas áreas de Saúde Coletiva, Interdisciplinar, Enfermagem e Educação Física e B5 na área de Medicina II e Arquitetura, Urbanismo e Design no QUALIS/CAPES - Quadriênio 2013-2016.