APRENDIZADO-AÇÃO: IMPLEMENTANDO PROTOCOLOS EXPERIMENTAIS EM AMBIENTES DE AULAS PRÁTICAS E REALIDADE SIMULADA

Autores

  • Bianca CALLEGARI Universidade Federal do Pará, Belém, Pará.
  • Gizele Cristina da Silva ALMEIDA Universidade Federal do Pará, Belém, Pará.
  • Keila de Nazaré MADUREIRA Universidade Federal do Pará, Belém, Pará.
  • Carlos Felipe Oliveira Silva SILVA Universidade Federal do Pará, Belém, Pará.
  • Tainá de Souza NASCIMENTO Universidade Federal do Pará, Belém, Pará.
  • Yuri Castro CARDOSO Universidade Federal do Pará, Belém, Pará.

Palavras-chave:

Metodologia ativa de aprendizado em pares, laboratório de prática profissional, ensino e aprendizagem.

Resumo

Introdução: Os cursos da faculdade de fisioterapia e terapia ocupacional (FFTO) apresentam currículos que sustentam metodologias de aprendizagem tradicionais e ativas. A FFTO apresenta atividades vinculadas às políticas indutoras, a exemplo do Programa Integrado de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (PROINT), que sustentam o tripé de ensino, pesquisa e extensão. O Laboratório de Estudos da Motricidade Humana (LEMOH) realiza pesquisas no campo do movimento e dispõe de inovações tecnológicas como eletromiógrafo de superfície (emg), plataformas de força, equilíbrio e pressão, entre outros, que foram disponibilizadas para promover o processo de ensino-aprendizagem prático. Objetivo: elaboração de experiências pedagógicas inovadoras, para estimular o processo de ensino e aprendizagem sobre a temática da motricidade humana, e os recursos e técnicas que podem ser utilizadas na reabilitação de pessoas com limitações no movimento. Metodologia: o componente curricular foi organizado em metodologias ativas de aprendizagem que envolveram: 1- a criação de 6 protocolos experimentais (laboratórios de prática profissional) utilizando recursos do LEMOH, 2- gravação de 15 videoaulas com duração máxima de 25 minutos; 3- utilização da metodologia de aprendizado em pares através de quizz e 4- uma parte prática do componente curricular com os roteiros de práticas de exercícios. Ao final do período letivo foi disponibilizada uma avaliação da metodologia utilizada para 26 discentes, para a análise dos dados foi realizada a média estatística dos resultados encontrados. Resultados: os itens foram pontuados de 1 a 4, sendo: 1 ruim, 2 regular, 3 bom e 4 excelente. A média apresentada foi de 3,23 em relação ao módulo de maneira geral, 3,23 aos monitores e 3,34 à professora e as médias em relação à dinâmica utilizada foram: a) vídeo aula = 2,88; b) roteiros práticos= 3,42; c) experimentos= 3,34; d) entrega semanal dos roteiros= 3,23; e) quizz= 3,34. Conclusão: entendendo que o estudo da motricidade humana compreende princípios básicos para a intervenção de fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, verifica-se que a metodologia utilizada foi satisfatória através da avaliação dos discentes, como um método que estimula a aprendizagem dinâmica com uso de diversos recursos e uma proposta que fomenta o aprendizado ativo e a criticidade sobre diversos aspectos.