SATISFAÇÃO DO GRUPO DA 1ª ESCOLA DE POSTURA DA CEU

Autores

  • Rúbia Mariano da Silva UNIEVANGÉLICA
  • Dálley César Alves UNIEVANGÉLICA
  • Cecília Cristina Dias UNIEVANGÉLICA
  • Jéssica dos Reis Silva UNIEVANGÉLICA
  • Kelly Kariny Pamplona UNIEVANGÉLICA
  • Rayane Souza Lima UNIEVANGÉLICA

Resumo

INTRODUÇÃO: A primeira escola de postura surgiu em 1969 na Suécia, idealizado pela fisioterapeuta Mariane Forssell e tinha como principal objetivo ensinar as pessoas a gerenciar sua própria saúde voltado para a educação postural. (HEYMANS et al. 2005). No Brasil, o programa chegou em 1972, três anos após sua idealização e foi implantado no Hospital do Servidor Público de São Paulo e posteriormente em diversas instituições brasileiras. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: Forram montados 6 grupos de 3 pessoas com queixa de dor crônica em coluna lombar, irradiada ou não para membros inferiores. A atividade foi composta por palestra educativas, condutas fisioterapêuticas (Cinesioterapia), 3 vezes por semana, tendo como prâmetro de controle as Escala Visual Analógica (EVA) de dor. pós 2 meses foi aplicado um questionário de satisfação do paciente. IMPACTOS: A faixa etária média foidia 62 anos, 60% dos pacientes eram do gênero feminino, apresentando os seguintes diagnósticos: Espondiloartrose e hérnia discal. 100% dos pacientes relataram que foi a primeira experiência em tratamento em grupo; 89% relataram melhora da qualidade de vida;89% descreveram como ótima a qualidade do atendimento. A média da EVA inicial era de 3 e passou no final para EVA 1. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Embora seja a primeira experiência com a escola de postura na CEU, foram obtidos bons resultados. A realização da terapia em grupo tem suma importância para promover a socialização. As aulas em formas de palestras tiveram importância para o autoconhecimento do corpo e boa postura durante as AVDs, além de aprenderem como prevenir novas crises.