SAÚDE NA HORTA: EMPODERAMENTO E PROMOÇÃO DA SAÚDE NAS COOPERATIVAS DE HORTEIRAS DO MUNICÍPIO DE SANTA CRUZ-RN

Autores

  • Rizonety Maria dos Santos FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DO TRAIRI - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (FACISA/UFRN)
  • Ana Letícia de Souza Pereira FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DO TRAIRI - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (FACISA/UFRN)
  • Ângela Antônia de Souza Fonseca FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DO TRAIRI - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (FACISA/UFRN)
  • Fernanda Diniz de Sá FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DO TRAIRI - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (FACISA/UFRN)
  • José Jailson de Almeida Júnior FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DO TRAIRI - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (FACISA/UFRN)
  • Bartolomeu Fagundes de Lima Filho FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DO TRAIRI - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (FACISA/UFRN)
  • Clara Janyelle Gomes de Carvalho FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DO TRAIRI - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (FACISA/UFRN)
  • Leonildo Santos do Nascimento Junior FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DO TRAIRI - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (FACISA/UFRN)

Resumo

INTRODUÇÃO: O desenvolvimento do empoderamento faz parte do debate sobre Promoção à Saúde, inserido no pensamento da saúde como um processo coletivo de luta social por direitos. O desenvolvimento do empoderamento faz parte do debate sobre Promoção á Saúde, inserido no pensamento da saúde como um processo coletivo de luta social por direitos. Diante da diversidade de situações de trabalho e de processos produtivos no setor rural, assim como da ausência de ações especificas que atuem nas melhorias das condições de vida e trabalho, determinantes do processo saúde-doença, junto às comunidades rurais faz-se necessário o envolvimento das instituições de ensino na luta para fortalecer o direito à saúde. Nesta perspectiva as ações de extensão universitária podem ser um instrumento de interação e entre as os serviços de saúde e a comunidade. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: O projeto ora exposto vem procurando oferecer ações integrais de empoderamento ás mulheres agricultoras de uma cooperativa de horteiras no município de Santa Cruz-RN. As ações são desenvolvidas na perspectiva da construção do diálogo de saberes. Tem como pressuposto a conscientização sobre o direito à saúde como elemento importante para a prevenção e promoção da saúde. O trabalho desenvolve-se em interação com a comunidade através de uma prática dialógica e emancipatória, através de ações de promoção à saúde e controle de riscos por meio de educação em saúde para autocuidado, assim como saúde ambiental e do trabalho. Em seu desenvolvimento são realizadas rodas de conversas na cooperativa de horteiras, com uma participação média de 20 mulheres por reunião. Os temas abordados são selecionados em conjunto com as próprias horteiras. Dentre os temas já tratados estão: Hipo e Hipertireoidismo, Osteoporose, Obesidade, Hipertensão e Diabetes, Colesterol e Doenças Cardiovasculares. Os assuntos foram abordados de maneira dinâmica que envolvesse as mulheres a participar da discussão, colocando suas dúvidas e opiniões, estimulando a participação construtiva, desenvolvendo um verdadeiro diálogo no grupo. IMPACTOS: Esse trabalho tem a perspectiva de executar ações que favoreçam as transformações das práticas de saúde com mulheres ribeirinhas, proporcionando atividades educativas no âmbito das cooperativas agrícolas com enfoque no trabalho multiprofissional e interdisciplinar, elaborando estratégias que favoreçam as mudanças e transformações de conceitos e praticas, com o compromisso de suprir as necessidades de saúde das mulheres agrícolas e ribeirinhas, associando e tendo uma maior visão das necessidades sócias, ambientais e trabalhistas, com intuito de promover e desenvolver fatores que aumentem e melhorem as informações em saúde, integração social, fazendo com que diminua as vulnerabilidades, melhore as resiliências e promova assim o um bom empoderamento junto às mulheres ribeirinhas. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Compreendemos que a formação na área de saúde necessita de uma reformulação no seu processo de trabalho e que isso só é possível através de práticas integradas. Portanto, a mudança pode ocorrer com o desenvolvimento de ações que rompam com o pensamento cartesiano dominante na área da saúde.