TRABALHANDO A CADERNETA DO ADOLESCENTE NA ESCOLA: UM ENCONTRO DA SAÚDE COM A EDUCAÇÃO

Autores

  • Danieli Fabrícia Pereira UNIVALI
  • Mariana Ferreira dos Anjos UNIVALI
  • Mayane dos Santos Amorim UNIVALI
  • Michele Tainan Batista UNIVALI
  • Simone Beatriz Pedrozo Viana UNIVALI
  • Vitor Boni Silva UNIVALI

Resumo

INTRODUÇÃO: A adolescência é uma fase de transição entre a infância e a idade adulta que segundo a Organização Mundial da Saúde situa-se entre os limites cronológicos de 10 a 19 anos. As experiências e descobertas vivenciadas neste período revestem-se de fundamental importância para o crescimento do indivíduo em direção à sua identidade, determinando sua auto-estima, relações afetivas, cognitivas e inserção na estrutura social. Trata-se de período de grandes transformações e precisa ser acompanhado pela família, escola e profissionais de saúde. As Políticas Públicas vem incentivando a implementação de programas intersetoriais no eixo Promoção da Saúde, destacam-se as potencialidades entre saúde e educação, no desenvolvimento de estratégias que contribuem com o desenvolvimento integral da criança e do adolescente e com o enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem esta população. Situa neste contexto o Programa Saúde na Escola (PSE) e o recente lançamento da Caderneta do Adolescente. Este relato tem por objetivo compartilhar experiência vivenciada por acadêmicos do curso de Fisioterapia e Psicologia, em estágio na Atenção Básica, durante atividade desenvolvida no âmbito escolar com adolescentes da Escola Municipal Iolanda Ardigó Itajaí (SC). DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: O município de Itajaí aderiu ao PSE em 2013 e no início deste ano chegaram às Unidades Básicas de Saúde as Cadernetas do Adolescente. Assim que o material foi recebido, acadêmicos da área da saúde, equipe saúde da família e a orientadora pedagógica da escola planejaram de forma conjunta estratégias para o desenvolvimento das ações voltadas para cuidados à saúde; controle antropométrico; teste de acuidade visual; saúde bucal; controle da caderneta de vacinação; alimentação saudável; sexualidade; prevenção das DSTs, do consumo de álcool, crack e outras drogas. As atividades foram realizadas semanalmente na própria escola, durante 5 semanas consecutivas. A dinâmica mais utilizada foi de roda de conversa, a partir de um tema gerador constante na Caderneta do Adolescente. Também foram utilizados materiais educativos, álbum seriado, modelos de aparelho reprodutor masculino e feminino e diversas dinâmicas que buscavam interagir com as expectativas e questionamentos dos adolescentes e a orientação qualificada para o desenvolvimento saudável. Também utilizou-se uma caixa de sugestões para que durante a semana os adolescentes tivessem a liberdade de lançar questionamentos a serem discutidos nos próximos encontros. IMPACTOS: Os alunos foram bastante participativos, sendo os temas de maior interesse sexualidade, gravidez precoce e doenças sexualmente transmissíveis. Também surgiu com frequencia a relação da comunidade com uso e abuso de tabaco, alcool, crack e outras drogas. Ficou clara a diferença entre os sexos, os meninos apresentam-se mais imaturos para as discussões, porém interessados. O diálogo permeou todos os encontros, a linguagem foi clara e direta, pois assim eram as contribuições e questionamentos dos adolescentes. A escola também se mobilizou com a ação alinhando o cronograma dos conteúdos com as temáticas desenvolvidas, especialmente a disciplina de ciências. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Evidenciou-se que a família tem cada vez menos tempo para diálogo com os filhos e o aprendizado nem sempre se dá de forma adequada. É papel dos profissionais da saúde o envolvimento com a saúde do escolar.