UTILIZAÇÃO DE FOLDERS EDUCATIVOS NO CONTEXTO DO CUIDADO AO IDOSO: ATUAÇÃO DA FISIOTERAPIA

Autores

  • Mariana Colombini Buranello UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO
  • Suraya Gomes Novaes Shimano UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO
  • Lislei Jorge Patrizzi UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO
  • Shamyr Sulyvan de Castro UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO

Resumo

INTRODUÇÃO: A condição de restrição ao leito é frequente entre os idosos, havendo a necessidade de cuidados específicos quanto ao seu posicionamento no leito e mobilidade, sendo o fisioterapeuta um dos profissionais responsáveis pelas orientações aos cuidadores e familiares do idoso (CARVALHO, 2013). Assim, é importante que o profissional da fisioterapia busque maneiras de facilitar o processo de ação educativa das suas orientações, objetivando o cuidado de forma integral e compartilhado com os diversos atores envolvidos no processo, como os outros profissionais, cuidadores, familiares e o próprio idoso. Neste sentido, este relato visa compartilhar a experiência da fisioterapia com o Projeto de Extensão: Dicas Práticas de Posicionamento no Leito e Exercícios Domiciliares. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: O projeto dicas Práticas de Posicionamento no Leito e Exercícios Domiciliares surgiu da necessidade de promover orientações de alta hospitalar e durante a visita domiciliar para idosos em condições de restrição ao leito, atendidos pelo fisioterapeuta da Residência Multiprofissional da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. O projeto foi composto de duas etapas, primeiramente a formulação dos folders educativos e a segunda parte a sua aplicação no cuidado com o idoso. A formulação dos folders envolveu a definição dos temas: posicionamento no leito e exercícios domiciliares. Estes temas foram escolhidos por serem de extrema relevância no cuidado com o idoso acamado. O conteúdo dos folders teve como referência o Guia Prático do Cuidador (BRASIL, 2008), as ilustrações foram feitas por um profissional de design gráfico com a participação dos profissionais de fisioterapia e enfermagem. A etapa de utilização dos folders tanto para o momento da alta hospitalar quanto durante a visita domiciliar envolveu orientações aos cuidadores e ao próprio idoso (quando possível) sobre a importância da mudança de decúbito com o acompanhamento das figuras explicativas do folder de posicionamento no leito, com espaço para tirar dúvidas e acrescentar sugestões. Para o folder de exercícios domiciliares, era sempre ressaltada a necessidade de manter o idoso ativo, mesmo que no leito, a fim de manter suas condições físicas e prevenir futuras complicações. Com o auxílio do folder, os exercícios eram explicados e demonstrados ao cuidador e ao idoso. IMPACTOS: A utilização de materiais educativos como os folders desenvolvidos neste projeto trouxe impactos positivos para ao processo de orientação que, em especial, o profissional da fisioterapia faz rotineiramente aos idosos e seus cuidadores, tanto na alta hospitalar quanto no contexto de atenção básica, nas visitas domiciliares. O entendimento dos cuidadores tornou-se mais rápido e seguro, visto que sempre que surgiam dúvidas eles poderiam consultar o material com as ilustrações. Além disso, para o profissional da fisioterapia, a elaboração de tais materiais possibilita uma nova ferramenta de trabalho, com baixo custo e grande capacidade de divulgação. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A criação e uso de material educativo (folders) no projeto Dicas Práticas de Posicionamento no Leito e Exercícios Domiciliares exemplifica uma experiência bem sucedida em que foi criado material simples, de baixo custo e capaz de facilitar as orientações dadas pelo profissional de fisioterapia na sua prática diária.