A FISIOTERAPIA NA ATENÇÃO BÁSICA: UMA EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR ENVOLVENDO INSTITUIÇÃO DE ENSINO, PROFISSIONAIS DA REDE E COMUNIDADE

Autores

  • Rachel Cavalcanti Fonseca Pereira UNIPÊ
  • Jully Anne Sousa UNIPÊ
  • Marcela Araújo UNIPÊ
  • Ticiane Maria UNIPÊ
  • Rafaela Gerbasi e Juliana da Costa Santos Pessoa UNIPÊ

Resumo

INTRODUÇÃO: O Sistema Único de Saúde (SUS) é um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo, abrangendo desde o simples atendimento ambulatorial até o transplante de órgãos, e tem como um de seus principais alvos a organização da Atenção Básica (AB), expondo seus princípios fundamentais que são: integralidade, universalidade, equidade e participação social. A partir disso, o SUS preconiza o vínculo com a população, possibilitando o compromisso e a corresponsabilidade dos profissionais com os usuários e a comunidade. A Atenção Primária à Saúde (APS) ou Atenção Básica constitui-se no primeiro nível da assistência, sendo responsável não só por um conjunto de serviços de saúde direcionados para as necessidades dos indivíduos, como também pela integração dos níveis de atenção à saúde. Neste contexto, é possível o fisioterapeuta desenvolver ações junto as Equipes de Saúde da Família (ESF), utilizando seus saberes tão vastos na área de saúde. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: No semestre 2014.1 através do componente curricular Estágio Supervisionado I - Fisioterapia na comunidade realizado na Unidade de Saúde da Família (USF)- Jardins no município de Cabedelo - PB, foi possível desenvolver várias atividades junto a ESF e do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), seguindo as ações propostas pelo calendário do Ministério da Saúde e cronograma integrado entre os envolvidos. Os encontros dos discentes de fisioterapia com a equipe e com a comunidade ocorriam duas vezes por semana, através de atividades coletivas, principalmente roda de conversa, palestras e práticas corporais, com duração de 1 hora. Vários temas foram abordados neste período, como: Hipertensão Arterial e suas complicações; doença de Parkinson; Asma e Tuberculose; direitos da mulher e estatuto do idoso; alimentação saudável e prática de atividade física; qualidade de vida e seus determinantes; Diabetes, dentre outros. Para a realização das atividades, os discentes ficavam responsáveis de elaborarem o material, envolvendo: cartazes com imagens, folders e cartilhas. Ao total do semestre foram 12 atividades realizadas na USF de forma interdisciplinar, além das atividades desenvolvidas nos outros equipamentos sociais presente neste território, como escolas, creche, associação de moradores e igrejas. IMPACTOS: As ações interdisciplinares permitiram aos alunos de fisioterapia uma vivência importante e ao mesmo tempo inédita, visto que alguns não tinham tido esta experiência em outros momentos. Bem como, intervir no processo saúde - doença da comunidade, possibilitando os usuários o direito à informação como ferramenta primordial na sua promoção da saúde. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A fisioterapia na Atenção Básica deve suprir as necessidades da comunidade através da educação em saúde, atendimento individual, em grupos, visitas domiciliares, visando diminuir os danos e agravos com um atendimento integral e interdisciplinar. Os estágios supervisionados tem um papel importante na possibilidade desta abordagem integral do usuário, sendo permitido apenas com uma equipe multiprofissional atuando de forma interdisciplinar.