A GESTÃO NA EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA DE ENSINO PELO TRABALHO - REDES DE ATENÇÃO A SAÚDE EM NOVO HAMBURGO, RS

Autores

  • Jorge Luiz de Andrade Trindade Universidade FEEVALE
  • Cesar Augusto Teixeira Universidade FEEVALE
  • Ana Beatriz Guerra Mello Universidade FEEVALE
  • Cláudia Maria Teixeira Goulart Universidade FEEVALE

Resumo

INTRODUÇÃO: O PET Saúde tem como pressuposto a educação pelo trabalho, caracterizando-se como instrumento para a qualificação em serviço dos profissionais da saúde, bem como a iniciação ao trabalho, dirigida aos estudantes dos cursos de graduação na área da saúde. Tem como perspectiva a inserção das necessidades dos serviços do SUS como fonte de produção do conhecimento e pesquisa nas instituições de ensino. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: A Universidade FEEVALE mantém três subprojetos PET Saúde Redes de Atenção no município de Novo Hamburgo - RS. Estes desenvolvem atividades nas áreas de saúde mental e atenção a saúde de pessoas com deficiência (PCD). Na área de saúde mental, além de inúmeras intervenções nos serviços locais, os futuros profissionais dos cursos de biomedicina, farmácia, fisioterapia, nutrição, enfermagem, entre outros, têm a experiência de discutir junto ao gestor de saúde mental da SMS a organização e planejamento na prática do dia-a-dia. Da mesma forma o acadêmico dos subprojetos Redes de Atenção a Saúde do PCD, realiza reuniões quinzenais com preceptor da SMS envolvido na gestão e planejamento de políticas de saúde do município. IMPACTOS: A construção do projeto tem oportunizado aos acadêmicos e gestores a aproximação entre a academia e o serviço, considerando ações reciprocas de olhares de futuros profissionais da saúde de diversos cursos de um lado, e de outro os profissionais responsáveis pelo planejamento, organização e implementação de políticas públicas voltadas para a saúde da população local. Destaca-se ainda, vivências interdisciplinares e multiprofissionais na rede pública de saúde, proporcionando aos acadêmicos a aproximação aos serviços públicos de saúde e as diferentes realidades comunitárias e de educação popular em saúde. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O processo de ensino-aprendizagem tem se ampliado a partir de políticas que favorecem a consolidação e aproximação de acadêmicos dos cursos da saúde ao sistema público de saúde do país. Estimulando desta forma, transformações curriculares fomentadas por trocas efetivas entre atores da realidade de atenção a saúde da população e os futuros profissionais que irão compor este cenário.