A IMPORTÂNCIA E DIFICULDADES ENCONTRADOS PELO PET NA FORMAÇÃO DE UMA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL

Autores

  • Layza Sá Rocha Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - UFMS
  • Bruna Cotrim Rodrigues Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - UFMS
  • Diego Machado Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - UFMS
  • Carolina Zampieri Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - UFMS
  • Eloína de Matos Fonseca Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - UFMS
  • Jackline Souza Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - UFMS
  • Aline Flávia Souza Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - UFMS
  • Suzi Rosa Miziara Barbosa Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - UFMS

Resumo

INTRODUÇÃO: A aquisição do conhecimento é fundamental, mas é apenas o primeiro passo. A implementação efetiva das mudanças é lenta e, por dependerem e medidas educativas, necessitam de continuidade. O trabalho multiprofissional é de suma importância nos cuidados com a saúde sendo de grande reconhecimento e cada vez mais incorporada de forma progressiva na prática diária. Este novo conceito veio para abalar os preceitos anteriormente vividos, pois tínhamos uma formação para atuar individualmente, na qual hoje se salienta observar o paciente como um todo. Porém mesmo sabendo o que é melhor, se veem com dificuldades e pudores para definir limites, intersecções e interfaces na equipe multiprofissional. Este é um trabalho necessário, que exige coragem, determinação e contínua autocrítica para que os objetivos sejam atingidos. O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde - PET-Saúde é regulamentado pela Portaria Interministerial nº 421, Como uma das ações intersetoriais direcionadas para o fortalecimento da atenção básica e da vigilância em saúde, de acordo com os princípios e necessidades do Sistema Único de Saúde - SUS, tem como fio condutor a integração ensino-serviço-comunidade. Tendo como base ensinar os alunos a pensarem e agirem como equipe multidisciplinar respeitando as diferenças e virtudes. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: Participar do programa Pet é como formar uma família. É aprender a lida consigo e aprender a respeitar ainda mais seus colegas, saber contribuir para uma equipe onde todos se tornam a um só objetivo. O tutor é de suma importância a fim de coordenar a equipe e saber salientar a importância de todos. Trabalhar em uma equipe multiprofissional gera discussões de modo a tentar não ultrapassar os direitos do próximo. Aprende se a criar ações educativas e terapêuticas visando o paciente como um todo diante das várias facetas multiprofissionais. Inicialmente nenhum dos integrantes tinha vivenciado o que era formar uma equipe multidisciplinar obtendo se uma certa dificuldade. Porém através de muita conversa fomos nos adaptando e aprendendo a ser uma verdadeira e motivada equipe onde nos apoiamos a fim de um bem maior. IMPACTOS: A experiência vem como meio de aprendizagem, despertando o contato com o novo, a sensação de incômodo perante aos problemas encontrados e desperta o desejo de ação de cada participante no seu processo de formação e atuação profissional. O acúmulo de experiência e vivências acaba por produzir estímulos e mudanças na visão dos estudantes nos transformam e nos enriquecem como sujeitos, e como profissionais críticos, pois os conhecimentos vão além dos encontrados nos livros e professores. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Uma equipe precisa trabalhar em conjunto, organizada a fim de realizar um bom trabalho. Vivenciei que a determinação e união da equipe junto a dedicação e confiança da tutora é o combustível fundamental para o funcionamento de qualquer equipe. Conseguindo perceber qual a perspectiva pros novos profissionais contribuindo na perspectiva interdisciplinar e intersetorial.