A MOBILIDADE ACADÊMICA INTERNACIONAL E SEUS IMPACTOS NA FORMAÇÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Alisson Eduardo Ferreira Machado Universidade Federal do Paraná
  • Marcos Claúdio Signorelli Universidade Federal do Paraná

Resumo

INTRODUÇÃO: A formação de profissionais capacitados e qualificados para as demandas de um mundo sem fronteiras se faz cada vez mais necessária, e, dentro desse contexto, a internacionalização do ensino superior no Brasil tem se alicerçado na crescente globalização de políticas educacionais. A mobilidade acadêmica internacional é a faceta mais visível desse processo de internacionalização do ensino e se estabelece como um espaço formativo em âmbito científico, cultural, social e tecnológico. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: Essa experiência teve início em 2011, com a participação no processo seletivo do Programa de Mobilidade Acadêmica da Assessoria de Relações Internacionais da Universidade Federal do Paraná (ARI-UFPR). O processo envolveu entrevistas, análise de currículo e histórico dos participantes. A universidade de destino escolhida foi a Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra (FCDEF-UC), em Portugal, e se deu pelo convênio institucional com a universidade de origem e por ser uma das melhores universidades portuguesas. O período de intercâmbio ocorreu entre a agosto de 2012 e fevereiro de 2013, correspondendo ao período de 1 semestre letivo. O plano de estudo foi composto por 4 disciplinas: Auxologia e Cineantropometria, Fisiologia do Exercício, Biomecânica e Controlo Motor e Aprendizagem, sendo as duas últimas proferidas parcialmente em inglês. As disciplinas se apresentaram metodologicamente de forma distintas e serviram de instrumento para aprimorar os conhecimentos já adquiridos na universidade de origem e confrontar as metodologias utilizadas em ambas instituições. A experiência ainda envolveu a participação no International Symposium Study and Advancement of Teaching in Higher Education, promovido pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra, em outubro de 2012. IMPACTOS: A mobilidade permitiu um período de estudos em uma instituição altamente internacionalizada, promovendo: a interação com os estudantes da UC, além de outros intercambistas brasileiros e de outras nacionalidades; estudar disciplinas que não são ofertadas na universidade de origem; e, contato com profissionais, professores e técnicos - administrativos, qualificados a atenderem estudantes estrangeiros. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A experiência com o período de estudos no exterior trouxe vantagens acadêmicas, sociais e culturais.