AVALIAÇÃO PROCESSUAL E APRENDIZAGEM POR PROJETOS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ: CONSTRUINDO O SABER EM FISIOTERAPIA E SAÚDE COLETIVA

Autores

  • Carolina Dacal de Azevedo Universidade Federal do Paraná - UFPR
  • Evelin Gonçalves Suchla Universidade Federal do Paraná - UFPR
  • Leon Andrade Matheus Universidade Federal do Paraná - UFPR
  • Bruna Yamaguchi Universidade Federal do Paraná - UFPR
  • Vera Lúcia Israel Universidade Federal do Paraná - UFPR

Resumo

INTRODUÇÃO: Entrar para um curso de nível superior representa um desafio que exige empenho e esforço para ser vencido, cada etapa da formação possui suas dificuldades mas é talvez no início dessa jornada onde o estudante é mais confrontado com o a necessidade de assumir a responsabilidade pelo próprio aprendizado. O presente relato tem como objetivo apresentar o processo de construção do conhecimento de um grupo de estudantes da primeira turma de Fisioterapia na UFPR em Curitiba, sobre o tema Fisioterapia e Saúde Coletiva, referente a disciplina Panoramas da Fisioterapia no Brasil e no Mundo. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: No decorrer do primeiro período de 2014 os estudantes receberam temas para pesquisa em grupo, com o objetivo principal de construir um mapa conceitual à partir do qual seria elaborada uma apresentação dos conceitos explorados. Para relatar a experiência o grupo responsável pelo tema Fisioterapia e Saúde Coletiva organizou três grandes áreas, da perspectiva da criação e funcionamento do Sistema Único de Saúde e as políticas de atenção básica e promoção da saúde, as Redes de Atenção à Saúde (RAS) e os Núcleos de Apoio à Saúde da Família; os outros dois conceitos chave nos quais se baseou o trabalho foram Educação em Saúde e Saúde Baseada em Evidências. A partir dos quais se explicou a educação permanente, os estudos epidemiológicos, a pesquisa científica para uma prática mais eficaz e da necessidade de um diálogo entre o saber acadêmico científico e o saber popular como grande ferramenta conscientização e educação da população, especialmente em se tratando de saúde num país de proporções continentais e com tamanha diversidade cultural como o Brasil. Os estudantes construíram um mapa de conceitos a partir de pesquisas, práticas em sala de aula e visitas de campo; em seguida esses conceitos foram aprimorados numa série de apresentações preliminares, culminando em uma apresentação final no formato de pôster e seminário na qual o grupo expôs o resultado das experiências e conhecimentos adquiridos. IMPACTOS: A transformação de estudante em profissional é uma tarefa complexa que exige do corpo docente a capacidade de orientar e apresentar oportunidades, mas que dependerá, principalmente, da busca, curiosidade e dedicação do indivíduo para com sua formação. No decorrer da disciplina e da experiência de pesquisar, apresentar e reformular o trabalho essa transformação teve início, por meio de vivências em sala e de campo, os estudantes puderam contemplar a atuação e importância do fisioterapeuta na saúde da população, e da responsabilidade enquanto futuro profissional da saúde em buscar ativa e continuamente as ferramentas para o aprimoramento individual e profissional. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A inserção e contato do estudante de primeiro período de Fisioterapia da UFPR com as áreas de atuação por meio de pesquisas, vivências de campo e trocas de experiência leva o mesmo a entender as necessidades e realidades que enfrentará, servindo de estímulo e preparando-o para lidar com os desafios futuros na graduação e do mundo profissional.