1° CASO CLÍNICO APRESENTADO POR PROFESSORES FISIOTERAPEUTAS EM AULA MULTIDISCIPLINAR

Michelly de Souza Henrique, Sabrina Carneiro Silva, José Roberto Gonçalves de Abreu, Juliana Martins Cassani, Marcus Vinnycius de Jesus, Odirley Rigoti, Thiago Rodrigues Malovini

Resumo


Introdução: Este trabalho tem como objetivo relatar o primeiro caso clínico em aula multidisciplinar. A aula foi promovida pelos professores profissionais da área de fisioterapia da Faculdade vale do cricaré, cidade São Mateus-ES. Disponibilizando para o 1° período de fisioterapia diversificados métodos de aula e proporcionar aos alunos uma visão ampla do curso e específica sobre o caso que vem sendo tratado, aprofundando a experiência da fisioterapia no colegiado de uma forma introdutória e eficaz, com mais clareza e fundamentações técnicas baseado no presente caso aqui mencionado. Descrição: Foi proposto um caso clínico onde os professores fisioterapeutas responsáveis juntamente com o consentimento da família e do paciente do sexo masculino, com apenas 34 anos, foi vítima de acidente de moto durante a madrugada,sendo socorrido e auxiliado pelo corpo de bombeiros e a policia militar,ficou como indigente, permaneceu internado por 43 dias nos quais 36 foram na UTI,o paciente foi diagnosticado com Traumatismo Craniano Encefálico (TCE), com lesão neurológica, pois em função disto ocorreram diversas consequências,como:comprometimento motor,disfasia,hemiplegia esquerda com atrofia e rigidez articular de membro superior esquerdo membro inferior esquerdo,o paciente encontra-se com perda de massa muscular,restrito ao leito,uso de fraldas,não conseguia se sentar sozinho, após três meses sem os serviços de fisioterapia passou então a ser devidamente acompanhado pela instituição do curso de Fisioterapia,os procedimentos veem sendo aplicados a algumas semanas ,a experiência foi sucedida durante duas aulas com a presença dos alunos como ouvintes da aula e a família do paciente que relatou de forma precisa as dificuldades vividas pelo paciente, por não terem os serviços adequados de fisioterapia a disposição e os desdobramentos dessa ausência o que comprometeu o paciente. Por meio disso obtivemos a oportunidade de vivenciar algumas possibilidades dentro da área fisioterapêutica. Impactos: A experiência proporcionada pelo caso clínico trouxe aos alunos,visão profissional,inspiração e expectativa,demonstrando um pouco do vasto universo a ser descoberto no decorrer dos anos acadêmicos ,com fundamental importância e enriquecimento no aprendizado aplicado,os professores ali presentes puderam demonstrar aos alunos com grandeza de ética e respeito pelo paciente algumas técnicas e manobras utilizadas durante o procedimento do caso,sendo assim para não possuir comprometimento no tratamento os acadêmicos do curso não foram autorizados a expor o paciente em nenhuma rede social. Juntamente com os alunos os familiares viram o progresso do paciente e devido a toda atenção que receberam da instituição e dos profissionais ficaram emocionados e agradecidos com o sucesso do caso clínico. Considerações: A aula promovida pelos professores trazendo uma forma diferente de didática e pratica pode ser executada com bastante excelência,possibilitou ainda uma ampliação do saber , permitindo ver o potencial e a necessidade de um fisioterapeuta atuando em sua área.Espera-se que,possam elaborar mais aulas diversificadas trazendo a nós a realidade de um profissional da área e motivando sempre o futuro, tendo sempre em vista uma forma para proporcionar a participação mais acessível aos estudantes acadêmicos do curso de fisioterapia.

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A revista Cadernos de Educação, Saúde e Fisioterapia foi avaliada como B2 na área de Ensino, B3 na área de Serviço Social, B4 nas áreas de Saúde Coletiva, Interdisciplinar, Enfermagem e Educação Física e B5 na área de Medicina II e Arquitetura, Urbanismo e Design no QUALIS/CAPES - Quadriênio 2013-2016.