CHUVA DE IDEIAS: UMA METODOLOGIA ATIVA QUE FACILITA A DISCUSSÃO DA FISIOTERAPIA NA ATENÇÃO BÁSICA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Autores

  • Ivaldo de Menezes de Melo Junior Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba
  • Rachel Cavalcanti Fonseca Pereira Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba
  • Fabiana Rocha Lima Xavier Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba
  • Fabio Correia Lima Nepomuceno Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba
  • Márcia de Oliveira Delgado Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba

Resumo

INTRODUÇÃO: O Sistema Único de Saúde é um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo, tendo como um de seus principais alvos a organização da Atenção Básica (AB), expondo seus princípios fundamentais que são: integralidade, universalidade, equidade e participação social. A partir disso, o SUS preconiza o vínculo com a população, possibilitando o compromisso e a co - responsabilidade dos profissionais com os usuários e a comunidade. A AB busca romper com o curativismo do modelo vigente, reestruturando e articulando a assistência com ações de promoção da saúde, controle de risco e prevenção de doenças. A Atenção Básica constitui-se no primeiro nível da assistência sanitária, sendo responsável não só por um conjunto de serviços de saúde direcionados para as necessidades dos indivíduos, como também pela integração dos níveis de atenção à saúde. Neste contexto, é possível o fisioterapeuta desenvolver ações junto as Equipes de Saúde da Família, utilizando seus saberes tão vastos na área de saúde, cabendo as instituições de ensino superior facilitar esta atuação através dos estágios supervisionados. Esta atividade teve como objetivo proporcionar a reflexão por parte dos discentes a respeito do papel do fisioterapeuta frente à Atenção Básica. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: Foi utilizada como metodologia ativa a técnica de brainstorming (literalmente: "tempestade cerebral" em inglês) ou tempestade de ideias, mais que uma técnica de dinâmica de grupo, é uma atividade desenvolvida para explorar a potencialidade criativa de um indivíduo ou de um grupo - criatividade em equipe - colocando-a a serviço de objetivos pré-determinados. Os docentes da disciplina do Estágio Supervisionado I- fisioterapia na Atenção Básica, resolveram aplicá-la durante a discussão do tema: a fisioterapia na Atenção Básica com os discentes (seis) na Unidade de Saúde da Família Castelo Branco I, campo de estágio da Faculdade Ciências Médicas da Paraíba. Como material foi utilizado uma cartolina e canetas de cores diferentes. A atividade foi iniciada com a marcação na cartolina da temática: Fisioterapia na Atenção Básica. Os docentes solicitaram que os discentes escrevessem várias palavras que lembrassem esta temática, ou seja, palavras chaves relacionadas, totalizando 20 palavras, as quais posteriormente foram sendo construídos os conceitos e situações cotidianas dos usuários relacionados aos termos descritos. IMPACTOS: Inicialmente, percebeu-se uma dificuldade na associação das palavras com a temática, mas aos poucos com o estimulo de situações práticas, as palavras foram surgindo e a discussão foi acontecendo, permitindo um diálogo transversal pelas linhas de cuidado neste nível de atenção a saúde. Ainda percebeu-se que os alunos conheciam os conceitos teóricos, mas tinham dificuldade de associar as situações problemas que foram surgindo. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Ao final, os alunos relataram que a metodologia ativa, facilitou a discussão e a aprendizagem da temática. Com isso, percebe-se a necessidade da adoção de metodologias que facilitam as trocas de saberes e que os alunos se tornem atores ativos neste processo. Por fim, verificou-se que os objetivos da atividade foram alcançados, pois a discussão foi muito rica, realmente, houve uma CHUVA DE IDEIAS.