A EXPERIÊNCIA DA CRIAÇÃO DE UMA LIGA ACADÊMICA: IMPACTO NO CONHECIMENTO E FORMAÇÃO NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA

Autores

  • Johnatas Dutra Silva CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS
  • Vinicius Baltar de Araújo CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS
  • Paula Carvalho Rezende CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS
  • Vanessa Lima Omatsu CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS
  • Bianca Leticia G. da Silva CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS
  • Juan dos Santos Raymundo CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS
  • Tamiris Abreu Zago CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS
  • Andrea Serra Graniço CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS

Resumo

Introdução: A liga acadêmica é uma entidade criada e organizada por acadêmicos, professores e profissionais que apresentam interesses em comum, especialmente em áreas de especialidade do campo da saúde. Através da estrutura que abarca o tripé ensino, pesquisa e extensão, tem entre seus objetivos complementar a formação acadêmica por meio de atividades extraclasses e o desenvolvimento de ações voltadas para a promoção à saúde e educação, criando oportunidades de trabalhos científicos, didáticos, culturais e sociais no espaço acadêmico, contribuindo para o desenvolvimento científico e aprimoramento da área da saúde. Descrição: Em março de 2018, o Curso de Fisioterapia fundou a primeira Liga acadêmica do curso, a Liga acadêmica de Fisioterapia Cardiorrespiratória e em Terapia Intensiva (LAFCARTI) como atividade extraclasse no curso de graduação em Fisioterapia. Como desafios neste primeiro ano, a LAFCARTI se depara com 3 principais desafios iniciais: (1) cumprir a missão de estimular o estudo de atualizações na área cardiorrespiratória e de terapia intensiva, visando à melhor formação dos alunos e à qualidade no atendimento à sociedade; (2) o desafio de estimular a integração, participação e inserção dos alunos no cenário da prática baseada em evidências e incentivar a realização de pesquisas científicas, assim como, a realização de eventos voltados para a promoção da saúde e (3) se tornar um ambiente universitário de efeito potencial de contribuição na formação dos acadêmicos. Impactos: Através de seminários, aulas, discussões, atividades práticas, contato com pacientes, estágios, publicações de artigos, a LAFCARTI inicia as suas atividades com alunos admitidos através de processo seletivo estruturado, constando atualmente com 12% dos alunos do curso como membros efetivos. Através da realização de aulas teórico-práticas, ministradas mensalmente nas áreas de atenção básica, ambulatorial e intra-hospitalar, fornece discussões e atualizações na área de cardiorrespiratório. Suas atividades mensais, consta com a participação de 26% dos alunos do curso e com a aprovação de um projeto de pesquisa do Programa de pesquisa da universidade (PICPq) como atividade de introdução a pesquisa científica e desenvolvimento de trabalhos científicos. Considerações: Nestes primeiros meses, a LAFCARTI tem desenvolvido atividades de ensino, pesquisa e extensão, colaborando para o desenvolvimento da fisioterapia e dos membros e despertado nos acadêmicos a integração com colegas, sensação de bem-estar, atendimento a indagações profissionais e ampliação do senso crítico e raciocínio científico, de acordo com o relato dos integrantes da LAFCARTI.