A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA COMO ESPAÇO PARA ARTICULAÇÃO COM O ENSINO E PESQUISA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Jânia de Faria Neves CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA - UNIPÊ
  • Maria Elma de Souza Maciel Soares CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA - UNIPÊ
  • Rayara Cássia dos Santos Evangelista CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA - UNIPÊ
  • Valeska Christina Sobreira de Lyra CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA - UNIPÊ
  • Eryka Nascimento da Silva CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA - UNIPÊ
  • Ana Rafaela de Almeida Gomes CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA - UNIPÊ
  • Állisson Igor Santos de Assis CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA - UNIPÊ
  • Isadora Branco Lins CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA - UNIPÊ

Resumo

Introdução: A Extensão Universitária (EU) vem sofrendo mudanças mais robustas desde 1999 com a formalização do Plano Nacional de Extensão Universitária e, posteriormente, em 2012, a estruturação da Política Nacional de Extensão Universitária. Embora muito se discuta sobre o real papel da EU nos currículos, ela tem como principal função a articulação do ensino-serviço-comunidade. Dessa forma, a EU é um veículo de transformação social, para a formação discente e a qualificação docente através de propostas inter/transdisciplinares. Na prática, muitos autores discutem sobre os formatos de EU que têm tido uma abordagem meramente assistencialista, deixando o papel formativo em segundo plano. Considerando isso, o objetivo desse relato é descrever uma experiência de EU em oncologia que articula a extensão ao ensino e à pesquisa. Descrição: O projeto de extensão Fisioterapia e Cuidados Paliativos em Oncologia do UNIPÊ iniciou suas atividades em 2017.2. Os atendimentos acontecem em quatro turnos semanalmente. Ao longo dos semestres foram sendo vinculadas ao projeto uma série de atividades que estimulam o estudo, os debates e as pesquisas. Inicialmente foi criado o Ciclo de Formação e Informação em Fisioterapia e Cuidados Paliativos em Oncologia" (CIFIFICPO). Nesse braço do projeto são oferecidas mensalmente estratégias formativas aos extensionistas, assim como para os demais estudantes do curso, ou informativas para os usuários do projeto, das clínicas escolas ou da comunidade. Paralelamente se institucionalizou o "Grupo de Estudos e Casos" (GEC), com encontros semanais, em que são discutidos os casos mais relevantes, artigos ou abordagens terapêuticas. Em 2018.1 também foram instituídas as estratégias "Sala de Espera Educativa", em que os extensionistas realizam rodas de conversa com os usuários das clínicas escolas do UNIPÊ, assim como o "OncoOnline", que elabora materiais educativos publicados nas redes sociais, ambas as estratégias sobre temas gerais relacionados à oncologia. Em 2018.1, ainda, as pesquisas envolvendo o projeto passaram a ser intensificadas, não só pelo aumento no interesse para os trabalhos de conclusão de curso, como pela construção de um projeto de pesquisa guarda-chuva que inclui pesquisas em curto, médio e longo prazo. " Impactos: Os impactos mais substancias se relacionam a construção de uma formação sólida em Fisioterapia Oncológica e nos Cuidados Paliativos, mesmo essa área de especialidade não fazendo parte da grade do curso. Essa formação tem se baseado na construção de um perfil de extensionistas capaz de pensar e executar suas estratégias fisioterapêuticas considerando os conceitos de cuidado integral e experiência de adoecimento e baseando-se em evidências científicas. Através do projeto o extensionista consegue racionalizar sua formação a partir do cuidado prestado, das necessidades do mercado, da cultura que envolve os fluxos de assistência do paciente oncológico e dos caminhos que as pesquisas apontam. Considerações: A estruturação de uma EU que agrega às atividades da extensão a formação e a pesquisa pode ser um importante recurso para qualificar o perfil do egresso. Uma vez que a EU é uma das vias que mais aproxima o aprendente do serviço e da comunidade, sua estrutura tem impacto direto na formação que se deseja construir.