A IMPORTÂNCIA DA ORATÓRIA PARA OS SEMINÁRIOS DOS ALUNOS DA FISIOTERAPIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Wenderson de Abreu Borlot ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE VITÓRIA - EMESCAM
  • Larissa dos Reis Rocha ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE VITÓRIA - EMESCAM
  • Christiane Vieira Santos ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE VITÓRIA - EMESCAM
  • Marcela Souza Lima Paulo ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE VITÓRIA - EMESCAM
  • Loise Cristina Passos Drumond ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE VITÓRIA - EMESCAM

Resumo

Introdução: O seminário acadêmico tem como objetivo proporcionar o desenvolvimento da capacidade de pesquisa. Ademais, o seminário tem como objetivo o desenvolvimento da habilidade de falar em público, a capacidade de análise e síntese para eventuais provas orais. Surge, então, a necessidade da Oratória, cujo conjunto de regras e técnicas fornecem uma competência comunicativa, exigida dos alunos em diversas atividades acadêmicas. Descrição: No intuito de permitir que alunos do primeiro período de Fisioterapia pudessem desenvolver uma boa oratória, aulas de seminário combinadas com aulas de oratória foram ministradas. Assim, O Seminário foi realizado em quatro encontros de duas horas cada. Três encontros anteriores ao Seminário, dois grupos foram convidados a apresentar seus trabalhos, sem terem tido nenhuma aula de oratória antes. Na avaliação, alguns pontos foram percebidos, tais como, balançam muito os braços, começam a rir no meio da apresentação, olham para o chão". Dois encontros antes das apresentações dos Seminários, ministrou-se uma aula sobre a oratória e, em um encontro antes, dois grupos foram convidados a simular uma apresentação, com o objetivo de treinar a postura. A apresentação do primeiro grupo, agora do seminário real, foi incrivelmente diferente das simulações anteriores. Os alunos já se colocaram de maneira mais acadêmica, seguindo as orientações dadas nas aulas de oratória. Os últimos grupos se beneficiaram muito, pois os deslizes apontados pelos primeiros grupos foram corrigidos logo depois das apresentações. Assim, esses mesmos deslizes raramente foram cometidos pelos grupos subsequentes. A cada apresentação, quatro alunos eram convidados a fazer perguntas ao grupo, que foram respondidas prontamente, impressionando a todos em sala de aula. Impactos: Ao terminar as apresentações dos trabalhos, houve uma avaliação de todo o processo vivido em sala de aula. Os alunos pontuaram sobre a importância de se fazer este trabalho, pois relataram que, depois dos treinos, eles não só se sentiram mais 'profissionais', como também se sentiram bem menos ansiosos ao falar para os colegas. Alegaram que ao vestir seus jalecos e ao se colocar em posição correta de apresentação, se sentiam mais 'empoderados' para mostrar os seus trabalhos. Considerações: Depois dos treinos e das apresentações dos trabalhos, ficou claro para os alunos que cativar o público não é tarefa fácil. Para isso, é essencial que haja um bom planejamento para prender a atenção da plateia, Afinal, um bom planejamento ajuda a vencer o medo de falar, pois é por meio da fala que nos relacionamos, expressamos nossas ideias e opiniões. Todos concordaram com a premissa de que uma boa oratória pode aumentar as chances de sucesso tanto na carreira, quanto na vida pessoal. Afinal, a primeira impressão é a que fica.