A INFLUÊNCIA DO PET-GRADUASUS NA FORMAÇÃO ACADÊMICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Poliana Conceição dos Santos UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - UNEB
  • Catiane Costa Silva UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - UNEB
  • Romeu Santana Borges UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - UNEB
  • Márcio Costa de Souza UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - UNEB
  • Marcelo Peixoto Souza UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - UNEB

Resumo

Introdução: O Programa de Educação pelo Trabalho para Saúde PET-SAÚDE/GRADUASUS tem como pressupostos a promoção da integração ensino-serviço-comunidade e a educação pelo trabalho por meio da reorientação da formação profissional, assegurando uma abordagem integral do processo saúde-doença, promovendo transformações nos processos de geração de conhecimento, de ensino-aprendizagem e de prestação de serviços de saúde e do fomento de grupos de aprendizagem tutorial no âmbito dos programas e ações do SUS. Descrição: Trata-se de um relato de experiência, de abordagem qualitativa, sendo sua formação composta por tutores (professores), preceptores (profissionais da saúde) e estudantes de graduação (Fisioterapia, Enfermagem e Medicina), com dois eixos primordiais, eixo I: Mudanças curriculares e eixo II: Integração ensino-serviço-comunidade, cada eixo com um ano de duração. Foi escolhida a Unidade de Saúde da Família (USF) Prof. Guilherme Rodrigues da Silva do Bairro Arenoso, situada no Distrito Cabula Beiru, na cidade de Salvador-BA. Os componentes do projeto foram divididos em grupos de trabalho (GT's) de forma heterogênea, sendo eles: Avaliação, Formação e Práticas Interprofissionais, com reuniões mensais. Os discentes vivenciam e participam das atividades da USF uma vez por semana bem como reuniões dos GT´s, no qual os mesmos participam das ações da unidade de saúde em conjunto com os trabalhadores da unidade e do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF). Impactos: O projeto disponibilizou aos discentes viver experiências e ter um aprendizado que vai além da sala de aula, que contribuiu para a reflexão no pensar e fazer o cuidado em saúde, desta forma tendo uma maior integração com as vivências no SUS e ações de promoção e prevenção de saúde na atenção básica. As dificuldades encontradas pelo nosso sistema de saúde, nos faz pensar propostas de mudanças de acordo com a necessidade de cada região, bem como auxilia nas mudanças de ponto de vista, como a diminuição de preconceitos, obtendo um olhar mais humanizado sobre o outro e um envolvimento com os usuários e profissionais de saúde. Vale ressaltar que, estas mudanças acontecem também nos professores/tutores e preceptores do serviço e principalmente no cotidiano do cuidado em saúde dos usuários. Considerações: Conclui-se que o PET possui um grande potencial formativo para os estudantes, pois as experiências vividas podem ser refletidas através de um futuro profissional com uma percepção eficaz do Sistema de Saúde no país, interferindo na compreensão sobre o funcionamento, gestão, financiamento e objetivos do SUS, bem como traz benefícios à população, que receberá um profissional mais qualificado para atender a comunidade, já que o mesmo terá uma visão mais ampla e integral sobre o usuário, ou seja, levando em consideração o contexto sociocultural das pessoas, proporcionando uma mudança na centralidade do cuidado, no qual o usuário e suas necessidades são de fato a primazia deste cuidar.