A INTEGRALIDADE ENTRE CONCEITOS CINESIOLÓGICOS E ASSISTÊNCIA HOSPITALAR: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Arthur Tindade Duarte ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE VITÓRIA - EMESCAM
  • Odayane Damasceno Correia ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE VITÓRIA - EMESCAM
  • Roberta Ribeiro Barbosa Batista ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE VITÓRIA - EMESCAM
  • Giovana Machado Souza Simões ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE VITÓRIA - EMESCAM

Resumo

Introdução: A aplicabilidade da prática cinesiológica em períodos iniciais da graduação em Fisioterapia, pode ser direcionada de modo interdisciplinar, sendo considerado um processo que precisa estar sempre em busca de novos saberes e práticas. Na saúde, a interdisciplinaridade deve ser construída a partir de pressupostos científicos e sociais, visando o rompimento da saúde fragmentada e do modelo biomédico de atenção. Em uma universidade privada, essa proposta vem acontecendo através de um projeto de extensão, o qual coloca em prática a assistência ao paciente internado em enfermarias e em Unidade de Terapia Intensiva, preconizando-se a mobilização precoce. Para tal desempenho, os alunos precisam assimilar os conceitos desenvolvidos na disciplina de cinesiologia, desenvolvendo a chamada Práticas de integração, que acontecem no terceiro período do curso de graduação em Fisioterapia. Descrição: Alguns relatos dos alunos são descritos como relevantes na dimensão da disciplina de cinesiologia para que o aprendizado possa ser compreendido na íntegra os movimentos de cada parte do corpo, e tais conhecimentos aplicados durante a aplicação do protocolo de exercícios no atendimento ao paciente. Sendo assim, o projeto de extensão Mova-se" permite tal aplicabilidade, e vivenciando todo o processo de recuperação e retornando às suas funções de independência para as atividades das vidas diárias. A operacionalização dos protocolos de atendimento assistencial depende que o aluno tenha prévio conhecimento cinesiológica. Conceitos adquiridos ao decorrer da disciplina integram conhecimentos e aplicam à assistência, tais informações são abordadas numa estreita relação teoria e prática. " Impactos: Apesar de alguns entraves existentes na operacionalização do projeto diante de normas institucionais, é possível verificar que a integração ocorre e traz muitos benefícios aos envolvidos, tanto alunos quanto pacientes. A formação se dá no contexto interdisciplinar, pois estudantes de períodos iniciais têm a vivência prática da interação com outras áreas do conhecimento na graduação. O processo de aprendizagem ocorre de maneira coletiva, com troca de saberes oriundos da formação específica de cada área, pois os pacientes atendidos são provenientes das diferentes especialidades clínicas. Considerações: A vivência nesta integralidade me mostrou que é possível desenvolver a integração entre cinesiologia, recursos fisioterapêuticos e assistência ao paciente hospitalar. O aprendizado promovido pelo complexo de disciplinas com enfoque na interação ensino-serviço hospitalar é de excelência, permitindo ao acadêmico ter aproximação com a realidade dos serviços de saúde já nos anos iniciais de sua formação.