A METODOLOGIA ATIVA INSERIDA NA DISCIPLINA DE FISIOLOGIA HUMANA: UMA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA EM SALA DE AULA

Autores

  • Fabiana dos Santos Paixão ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE VITÓRIA - EMESCAM
  • Pedro Henrique Perini Fêu ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE VITÓRIA - EMESCAM
  • Christiane Bacelo Barbosa Pereira ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE VITÓRIA - EMESCAM
  • Giovana Machado Souza Simões ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE VITÓRIA - EMESCAM

Resumo

Introdução: As disciplinas que compõe o eixo básico são de extrema relevância na formação discente na área da saúde. Geralmente a disciplina de Fisiologia Humana é fortemente marcada por processos pedagógicos tradicionais, onde a centralidade do processo ainda é o professor e os processos avaliativos são conteudistas. As Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação da Área da Saúde, instituídas a partir de 2001, apontaram novas propostas metodológicas, com a inserção das metodologias ativas. Estas são essencialmente dialogadas e participativas. Coloca o estudante na centralidade e no processo de aprendizagem. As reflexões são estimuladas pelo professor que assume um papel de mediador-facilitador, mas o centro desse processo de aprendizagem é o próprio aluno. Descrição: A disciplina Fisiologia Humana, do Curso de Fisioterapia da EMESCAM, tem inserido parcialmente a metodologia ativa. Inicialmente é realizada uma apresentação da proposta metodológica, a partir da ementa e firmada coletivamente através do contrato pedagógico. Os processos didático-pedagógicos que foram desenvolvidos segue-se pela apresentação da disciplina; escolha dos temas/aulas que serão utilizados na metodologia ativa; avaliação formativa e processual (assiduidade, comportamento ético, sociabilidade, registro das atividades através de instrumento próprio de sistematização, avaliação somativa); dinâmicas das aulas (os alunos estudam previamente o conteúdo disponibilizado pelo professor; inicia-se a aula com atividade avaliativa sobre o conteúdo estudado; correção da atividade em forma de roda de conversa; observa-se se houve alguma fragilidade no processo de aprendizagem, e segue-se com aula tradicional, de modo a reforçar tal conhecimento). Diversas atividades foram propostas, umas desenvolvidas em grupo e atribuindo pontuações ao desempenho dos grupos em cada debate, outras realizadas individualmente envolvendo o aluno no processo ensino-aprendizagem. Impactos: O principal impacto observado e percebido com a inserção da metodologia ativa na disciplina de Fisiologia Humana traduz-se nos registros realizados em sala de aula pelos estudantes para sistematização das experiências. O aluno passa a perceber que a possibilidade do saber está ao alcance, e que não é específico do professor. Sendo assim, permite ampliar as expectativas em relação à disciplina. Considerações: A metodologia ativa, deveria ser mais presente durante a formação do estudante, principalmente nas disciplinas básicas. A metodologia tradicional é importante, porém, em algumas ocasiões, dificulta para o aluno exercer seus aprendizados de maneira eficiente. Sendo assim, a metodologia ativa aparece como uma alternativa efetiva à metodologia tradicional, possibilitando maior participação do estudante de forma crítica e reflexiva, podendo refletir na sua formação profissional.