A PROFISSÃO DE FISIOTERAPIA NO BRASIL - REPRESENTAÇÃO NO MAPA DE CONCEITOS

Autores

  • Amanda Ávila UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ - UFPR
  • Ana Luiza Pedrini Muzeka UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ - UFPR
  • Emilly Batista UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ - UFPR
  • Rubia Nara Verza Goes Zampieri UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ - UFPR
  • Stephany Ferreira de Souza UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ - UFPR
  • Thais Cristine dos Santos de Oliveira UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ - UFPR
  • Juliana Siega UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ - UFPR
  • Vera Lúcia Israel UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ - UFPR

Resumo

Introdução: No estudo sobre a história da Fisioterapia e o cenário nacional da profissão, foi construída uma representação num mapa de conceitos. Os diferentes temas como a evolução dos conceitos, de valores, políticas e princípios profissionais e éticos, os pilares educacionais, os órgãos regulamentadores e especialidades, as áreas de atuação, legislação em saúde, além de considerar a literatura da área, permitiram o desenvolvimento de saberes sobre a Fisioterapia. Descrição: A execução do trabalho no decorrer do semestre letivo exigiu muita pró-atividade dos integrantes discentes do grupo. Realizou-se um aprofundamento teórico com grande fundamentação bibliográfica, contribuindo para a ampliação da perspectiva dos aspectos que abrangem a profissão. O plano de ação envolveu apresentação de versões do mapa de conceitos, além de um seminário temático que foi apresentado. No final, a produção do banner contendo o mapa foi apresentado a uma banca de especialistas para avaliação da final da disciplina. Impactos: O conhecimento e a compreensão da profissão de Fisioterapia pelos estudantes favoreceram a relação entre ensino-pesquisa-extensão para a formação de um profissional fisioterapeuta qualificado. Além disso, foi possível reconhecer a que a cooperação entre os estudantes no decorrer do trabalho contribuiu para entender a relevância da interação e interdisciplinaridade na atuação profissional. Considerações: O presente trabalho resultou em um grande aprendizado e evolução pessoal e profissional para os estudantes, entendendo-se que a profissão exige proatividade e cooperação, não apenas durante a graduação, mas também na atuação. Exige-se ensino continuado e constante atualização a respeito dos novos recursos e métodos de ensino e aprendizagem quanto à profissão, pois a história continua em constante mudança, bem como a sociedade muda e modificam-se suas necessidades. É necessário também, estar aberto a inovações, pois a Fisioterapia é uma área profissional em grande desenvolvimento e expansão.