A REDE DE CUIDADO A PESSOA COM DEFICIÊNCIA TRABALHADA A PARTIR DE METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Clara Maria de Araujo Silva UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE ALAGOAS - UNCISAL
  • Elaine Cristina Torres Oliveira UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE ALAGOAS - UNCISAL
  • Ahyas Sydcley Santos Alves UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE ALAGOAS - UNCISAL
  • Fernanda Ribas Moura Rezende UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE ALAGOAS - UNCISAL
  • Janaina Aparecida Almeida de Carvalho UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE ALAGOAS - UNCISAL
  • Maria Roseane Alves da Silva UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE ALAGOAS - UNCISAL

Resumo

Introdução: Entende-se que os meios de ensino são tão importantes quanto os conteúdos de aprendizagem e que os procedimentos apontam um novo rumo para as propostas educativas, exprimindo necessidades de atualização das metodologias educacionais. O método ativo vem construindo diferenciais em instituições que inseriram este referencial em sua organização metodológica, sobretudo em cursos de Graduação e Pós-Graduação da área da saúde. No intuito de ressaltar e valorizar a atividade e o interesse do aprendiz, trazendo a ideia de que a aprendizagem ocorre pela ação, colocando o discente no centro dos processos de ensino e de aprendizagem, este relato objetivou demonstrar a experiência da construção, ensino e trabalho, por meio de metodologias ativas, sobre a Rede de Cuidado a Pessoa com Deficiência (RCPC) no estado de Alagoas. Descrição: Trata-se de um relato de experiência realizado por um profissional residente de fisioterapia sobre a utilização de métodos ativos para a apresentação da RCPC do estado de Alagoas. Foram construídas paródias musicais, cordéis e lista dos serviços gratuitos a pessoa com deficiência, visando apresentar e discutir a RCPC na cidade de Maceió-Alagoas que têm como campo de prática dos residentes. A experiência ocorreu no mês de abril de 2018, durante módulo teórico da Residência Multiprofissional em Saúde da Família. A partir desta vivência, foi possível abordar a RCPC, sua legislação específica, sua organização e como se encontra apresentada no município cenário de prática, como também foi possível, por meio dos instrumentos utilizados, perceber uma maior visão e ação referente a autonomia do discente quanto a sua capacitação profissional tanto no contexto sanitário como no educacional e docente, e esse desenvolvimento de autonomia é um dos benefícios mais enfatizados nestes métodos. Impactos: Percebeu-se diante desta experiência que o desenvolvimento dos recursos para o processo de aprendizagem, construído e aperfeiçoado pelo discentes, estimula a criatividade e permite a reflexão e a ação sobre a realidade. Ao desenvolver os recursos da RCPC do estado de Alagoas (que abordaram objetivos, legislação, diretrizes, princípios, componentes, serviços do estado) pode-se conhecer e se capacitar quanto a temática, compartilhando o conhecimento a outros discentes em sala de aula e na prática de trabalho. Em um ensino tradicional, que se baseia na transmissão de conteúdo, o discente pode chegar a adotar uma postura passiva diante dos processos de ensino e de aprendizagem, dificultando a reflexão da realidade e sua ação frente a prática. Considerações: Partindo da experiência vivenciada, a partir de práticas pedagógicas baseadas em metodologias ativas de ensino e aprendizagem, concluiu-se que o estudante passa a assumir uma postura mais ativa, exercitando uma atitude crítica e construtiva que fará dele um profissional melhor preparado para atuar nas linhas de cuidado em saúde.