A UTILIZAÇÃO DE MÉTODO ATIVO DE ENSINO-APRENDIZAGEM UNIDA À CLASSIFICAÇÃO INTERNACIONAL DE FUNCIONALIDADE, INCAPACIDADE E SAÚDE (CIF): PROMOVENDO UM OLHAR INTEGRAL NO CURSO DE FISIOTERAPIA

Autores

  • Andrea Costa de Oliveira UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
  • Ana Catarina Leite Véras Medeiros UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
  • Ricardo Goes de Aguiar UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
  • Neidimila Aparecida Silveira UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

Resumo

Introdução: Existe uma crescente necessidade de formação de um profissional crítico-reflexivo, capaz de transformar sua realidade local. Com base nisso, a metodologia da problematização, tendo como referência o arco de Charles Maguerez, busca inserir o estudante em uma situação real para que a partir de então atue na transformação da realidade observada. Aliado a esse contexto a Classificação Internacional de Funcionalidade Incapacidade e Saúde (CIF), contribui com sua abordagem biopsicossocial, que integram os aspectos biológicos, individuais e sociais em sua compreensão de saúde. Descrição: Utilizando o método de problematização pelo arco de Maguerez, as práticas na comunidade do curso de Fisioterapia buscam construir o processo de ensino-aprendizagem a partir da observação da realidade, seguida da identificação dos pontos-chaves, teorização, hipóteses de solução dos problemas identificados e, finalmente, a aplicação na realidade, relacionando aos conteúdos de saúde coletiva e dos outros componentes curriculares relacionados às áreas profissionalizantes da Fisioterapia. Para introdução da CIF nessas práticas foram realizadas oficinas de discussão, com casos simulados, abordando seus componentes e domínios. Em seguida, cada turma buscou utilizar a CIF a partir da realidade identificada na região e de acordo com o arco de Maguerez e os resultados foram demonstrados os resultados em uma oficina de socialização. Impactos: Na oficina de socialização as turmas utilizaram vídeos, cordéis, paródias, fotos, teatros e banners para explicar a associação do Arco com a CIF. A associação, pois possibilitou maior interação entre teoria e prática, correlacionando as etapas da Arco aos componentes, domínios, unidades de classificação e qualificadores da CIF, durante as visitas à comunidade, na construção e aplicação de instrumentos, nas atividades educativas e em grupo e nas visitas domiciliares. Pode-se perceber a importância do uso da CIF junto aos métodos ativos, nesse caso, o método da problematização pelo arco Maguerez, pois por meio de suas etapas e do uso de estratégias criativas por parte dos docentes e acadêmicos para explicar essa associação, facilitou o entendimento da utilização da CIF, abordando desde a vigilância em saúde, com olhar no território e na comunidade, às visitas e atendimentos na comunidade, atingindo um olhar mais integral, além da prática clínica. Considerações: As estratégias utilizadas potencializaram a formação em saúde, e em particular no curso de Fisioterapia, um olhar voltado para a integralidade e para a coletividade, articulando teoria e prática e trazendo possibilidades de utilização da CIF em diferentes contextos e objetivos. Sendo imprescindível que os docentes capacitados e cientes da importância deles na promoção do olhar ampliado dos educandos.