A UTILIZAÇÃO DO MÉTODO DA PROBLEMATIZAÇÃO PELO ARCO DE CHARLES MAGUEREZ COMO POTENCIALIZADOR DE UM OLHAR DIFERENCIADO DOS ACADÊMICOS DE FISIOTERAPIA

Autores

  • Ana Catarina Leite Véras Medeiros UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
  • Andrea Costa de Oliveira UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
  • Elizabeth Leite Barbosa UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
  • Neidimila Aparecida Silveira UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
  • Ricardo Goes de Aguiar UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

Resumo

Introdução: As transformações epidemiológicas e demográficas atuais trazem a necessidade de profissionais der saúde cada vez mais capacitados e que compreendem o contexto no qual estão inseridos. As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) apontam para a necessidade de um profissional crítico-reflexivo, capaz de atuar em todos os níveis de atenção à saúde e que seja um agente transformador da realidade social. Para isso, é fundamental que a academia faça uso de experiências inovadoras em seus projetos pedagógicos. Descrição: Com esse propósito o curso de Fisioterapia da Universidade Federal de Sergipe - campus Lagarto está organizado de forma a possibilitar a inserção precoce dos estudantes na Rede de Atenção à Saúde (RAS) do município de Lagarto (SE), como forma de possibilitar a identificação de necessidades de saúde do território, com uma abordagem individual e coletiva. Para isso, faz uso de métodos ativos de ensino-aprendizagem, utilizando nas práticas da comunidade, a problematização pelo arco de Charles Maguerez. Optou-se por utilizar esse método por possibilitar partir da realidade a fim de transformá-la, passando pelas etapas de observação da realidade local, identificação de pontos-chaves, teorização, formulação de hipóteses de solução dos problemas identificados e aplicação na realidade. Dessa forma, possibilita o desenvolvimento de ações significativas e potencializadoras de mudanças de práticas, pelos atores envolvidos, gerando autonomia e fortalecendo o empoderamento dos sujeitos enquanto agentes de transformação social. Esse relato objetiva descrever as potencialidades e os desafios encontrados nas atividades desenvolvidas, a partir das práticas e da análise dos instrumentos de avaliação formativa e somativa aplicados junto aos acadêmicos e da devolutiva à comunidade. Impactos: Entre as potencialidades destacam-se o desenvolvimento de um novo olhar em relação à Fisioterapia, pois os acadêmicos referiram que o contato com a comunidade permitiu que desenvolvessem um novo olhar acerca do ser fisioterapeuta, além da visão reabilitadora, trazendo a possibilidade de atuar na promoção e prevenção em saúde. Além de contribuir para que se desenvolvessem enquanto atores sociais e sujeitos críticos e reflexivos, com responsabilidade social, preparando-os para atuar como futuros profissionais na atenção básica. Ainda trouxeram como pontos relevantes, a integração com a comunidade, gestores e trabalhadores dos serviços de saúde e das redes de apoio, gerando estratégias criativas para solução dos problemas, e os métodos de ensino-aprendizagem adotados. Considerações: A utilização do método da problematização pelo arco de Maguerez aproximou os estudantes dos problemas da realidade, propondo soluções mais efetivas, tornando-os profissionais conscientes e sujeitos de transformação social. Além disso, demonstra a relevância para formação em saúde, permitindo a ampliação do olhar dos acadêmicos, articulando teoria e prática e possibilitando a interação com outros atores importantes no processo de cuidado em saúde, efetivando a integração ensino-serviço-comunidade. Apesar disso, têm-se o desafio de todos esses atores estarem preparados e aptos para utilizar métodos e construir estratégias que busquem novos aprendizados, novos diálogos e um agir diferenciado em saúde.