APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA ATENÇÃO BÁSICA : UM RELATO DE EXPERIÊNCIA ENVOLVENDO A SALA INVERTIDA

Autores

  • Rachel Cavalcanti Fonseca CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA- UNIPÊ
  • Rosa Camila Gomes Paiva CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA- UNIPÊ
  • Andrea Carla Brandão da Costa Santos CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA- UNIPÊ
  • Maria Elma de Souza Maciel Soares CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA- UNIPÊ
  • Rafaela Gerbasi No?Brega CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA- UNIPÊ
  • Juliana Nunes Abath Cananéia CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA- UNIPÊ
  • Leonildo Santos do Nascimento Ju?Nior CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA- UNIPÊ

Resumo

Introdução: Em síntese, a sala invertida trata-se de uma abordagem pela qual o aluno assume a responsabilidade pelo estudo teórico e a aula presencial serve como aplicação prática dos conceitos estudados previamente. A partir dos anos 2010, as escolas de Ensino Básico e Superior que passaram a adotar essa abordagem. Flipped Classroom (FC) ou sala de aula invertida é um modelo que tem suas raízes no ensino híbrido. Este ensino envolve uma combinação dos recursos e dos métodos usados face a face e online, com a qual se procura tirar partido das vantagens de qualquer um dos dois sistemas de aprendizagem. Dentro do ensino híbrido, a sala de aula invertida ?emerge como técnica usada por professores tradicionais para melhorar o engajamento dos estudantes. Esta metodologia prevê o acesso ao conteúdo antes da aula pelos alunos e o uso dos primeiros minutos em sala para esclarecimento de dúvidas, de modo a sanar equívocos antes dos conceitos serem aplicados nas atividades práticas mais extensas no tempo de classe. Não existe um modelo único de inversão, em aula o professor pode guiar atividades práticas diferentes ou possibilitar que alunos trabalhem em tarefas diferentes simultaneamente; que trabalhem em grupos ou individualmente ou ainda que sejam avaliados, quando se sentem preparados. Descrição: Pensando na ativação da aprendizagem, os docentes do componente Estágio Supervisionado I- Fisioterapia na Atenção Básica no mês de Março do corrente ano, selecionou esta metodologia no segundo estágio para discutir a temática Fisioterapia na atenção básica com o foco no Núcleo de Apoio a Saúde da Família- NASF, por meio da leitura prévia de artigos científicos atuais. Inicialmente, foi enviado aos alunos por meio do UNIPE virtual dois artigos sobre duas experiências envolvendo o NASF com descrição da tarefa que eles precisavam realizar em casa e que serviria para uma atividade a ser realizada em sala cinco dias depois, com pontuação para a avaliação do segundo estágio. Na sala de aula, os alunos foram divididos em seis grupos com seis participantes, mediante os campos de prática nas Unidades de Saúde da Família. Após a organização do grupo, os discentes conversaram entre eles sobre o que tinham encontrado nos artigos, por um período de 20 minutos. Os docentes após o tempo determinado projetaram quatro questionamentos para que eles discutissem por 20 minutos entre eles. Posteriormente, cada equipe apresentou na plenária as respostas construídas, finalizando com as falas dos professores sobre a temática. Impactos: Durante toda a construção das etapas desta metodologia, os alunos se mostraram interessados e participativos. No momento da apresentação oral das equipes, as respostas foram contextualizadas com a realidade vivenciada nas suas práticas, comparando com os resultados encontrados nos artigos selecionados. Considerações: As metodologias ativas facilitam a aprendizagem significativa e deve ser utilizada sempre que possível nas aulas dos cursos de saúde, principalmente para permitir o desenvolvimento de competências e habilidades exigidas pelo curso no seu projeto pedagógico, tornando o aluno agente ativo no seu processo de aprendizagem.