CONTRIBUIÇÕES DA MONITORIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA DISCIPLINA DE RECUSOS ELETROTERMOFOTOTERAPÊUTICOS

Autores

  • Alexandre Ribas Centro Universitário Franciscano
  • Luciana Cezimbra Weis Centro Universitário Franciscano

Resumo

INTRODUÇÃO: A Monitoria é uma modalidade de atividade extracurricular que objetiva despertar o interesse pela docência e pela pesquisa, mediante o desempenho de atividades ligadas ao ensino, possibilitando a experiência da vida acadêmica. Constitui-se em uma forma integrada de construção dos conhecimentos relativos a determinada disciplina. Por conta disso, tornam-se imprescindíveis as discussões acerca da disciplina de eletrotermofototerapia entre o docente, o monitor e a turma, para que se possa alcançar uma real democracia na relação docente-discente, bem como uma construção coletiva do conhecimento. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: A disciplina de Recursos Eletrotermofototerapêuticos, é um componente curricular da formação pré-profissionalizante dos acadêmicos do Curso de Fisioterapia, de nossa Instituição, sendo desenvolvida no quarto semestre de um total de oito semestres. Tendo conteúdos teórico-práticos integrados com avaliação cinético-funcional e discussões com práticas de casos clínicos, motivando o acadêmico a capacitar-se em conhecimentos integrados dos recursos físicos que formam esse profissional generalista. A prática da disciplina ocorre no Laboratório de Ensino Prático de Fisioterapia do Centro Universitário Franciscano, onde é demonstrado para os alunos as técnicas e logo após os alunos são divididos em pequenos grupos para realizarem o treinamento junto aos equipamentos, em caráter de prática supervisionada e acompanhada pelo monitor. Bem como estudos complementares e apoio as aulas em monitorias com horários semanais de 6h. Foram desenvolvidas atividades como grupos de estudo no laboratório onde os alunos juntamente com o monitor reservavam horários para rever as práticas, onde o monitor ficava a disposição dos alunos por cerca de 2hs. Durante três vezes por semana nos dias terça-feira, quinta-feira e sexta-feira. O monitor realiza acompanhamento das provas teóricas e práticas dando auxilio à professora. IMPACTOS: Dentre os aspectos positivos do projeto da monitoria para os alunos, podemos destacar: maior habilidade, esclarecimento de dúvidas, uma didática/atenção do monitor para com os colegas. A monitoria favorece a interação entre conhecimento e vivência da comunidade acadêmica. Estimula o senso crítico, estimula a criatividade para com nossas práticas profissionais e as possíveis relações que enfrentaremos no mercado de trabalho. Tendo-se como sugestão de melhorias as turmas se organizarem em grupos mais condensados para cada horário, visto que encontramos diversas dificuldades na aprendizagem e compreensão do processo de construção na relação aprender/compreender e praticar na formação do fisioterapeuta. Na relação monitoria e docência é muito bom termos a experiência de trocarmos ideias das vivências e conteúdos a serem desenvolvidos, compreendendo a construção do saber docente e da abertura para novas experiências. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Ao participar do programa de monitoria da disciplina de Recursos Eletrotermofototerapêuticos foi possível desenvolver autonomia, apoiar e incentivar a interação acadêmico e professor. A monitoria estimula o acadêmico monitor ao senso de responsabilidade, de cooperação, a satisfação em ampliar conhecimentos e o desempenho nas atividades acadêmicas tais como a produção de trabalhos científicos, proporcionando maior interação do aluno com a pesquisa, impulsionando o monitor a estar sempre buscando o novo para somar com os conhecimentos existentes, sendo uma grande oportunidade para despertar o interesse pela docência.