AVALIAÇÃO PAROPODOMETRICA EM POSTUROLOGIA: MAIS UMA FERRAMENTA PARA OS FISIOTERAPEUTAS

Autores

  • Odirley Rigoti FACULDADE VALE DO CRICARÉ
  • José Roberto Gonçalves de Abreu FACULDADE VALE DO CRICARÉ
  • Marcus Vinnycius de Jesus FACULDADE VALE DO CRICARÉ
  • Juliana Maria Cassani FACULDADE VALE DO CRICARÉ
  • Juliana dos Santos Romanha Guzzo FACULDADE VALE DO CRICARÉ
  • Zenedir da Conceição do Nascimento FACULDADE VALE DO CRICARÉ
  • Eliane Cosme Prado FACULDADE VALE DO CRICARÉ
  • Michellyde Souza Henrique FACULDADE VALE DO CRICARÉ

Resumo

Introdução: Este trabalho relata a experiência vivenciada em aula pratica no primeiro período do Curso de Fisioterapia da Faculdade Vale do Cricaré, cidade de São Mateus- ES na disciplina de História e Fundamentos da Fisioterapia, realizada no dia 27 de junho de 2018 no laboratório de recursos terapêuticos. Além de passar toda a matéria do currículo para os alunos, também é papel da faculdade instiga-los, provocá-los e orientá-los rumo a capacidade de pensar criativa, original e criticamente. Segundo Demo(2011, p.41) é função do professor conduzir essa aprendizagem significativa, orientando o aluno permanentemente para expressar-se de maneira fundamentada, exercitar o questionamento e formulação própria, reconstruir autores e teorias e cotidianizar a pesquisa. Descrição: A disciplina proponente foi História e Fundamentos da Fisioterapia, e buscou-se trazer uma visão ampliada na formação e também sobre as possíveis áreas de atuação do Fisioterapeuta. Para entender quais os procedimentos cabíveis a esse tipo de avaliação, denominada posturologia, é necessário desenvolver conceitos que a façam compreensível. Ela configura como um método de avaliação global do corpo que tem como objetivo evitar desequilíbrios crônicos ocasionados pelos desajustes posturais. Para HORAK, 1997 o controle postural e a habilidade de manter o equilíbrio na posição ortostática dependem da combinação do sistema sensorial e da biomecânica do sistema músculo - esquelético. A baropodometria é o estudo da pisada e, por consequência, da postura. Estudos tem certificado este método de diagnóstico para complementar as observações clínicas, e proporcionar ao paciente análise mais compreensível e precisa. Foi realizada a avaliação de um dos alunos, os quais ficaram encantados e surpresos com a metodologia da avaliação, o equipamento, as alterações posturais e as possíveis técnicas corretivas. Impactos: Os impactos podem ser mensurados sob o ponto de vista acadêmico, com as possibilidades de aprendizagem de novas tecnologias no auxílio de uma avaliação mais rica qualitativa e quantitativamente. E mostrar novas formas de atuação do fisioterapeuta. Além de possibilitar discussões sobre os conteúdos curriculares. Considerações: A aula pratica permitiu mostrar aos alunos, mais que um equipamento ou nova técnica avaliativa. Serviu também para mostrar que nossa profissão continua em constate evolução e que sempre deverão se aprimorar, buscando conhecimento e inovação.