AVALIAÇÃO POSTURAL EM ALUNOS DO CURSO DE FISIOTERAPIA POR MEIO DO SIMETRÓGRAFO: PROJETO INTEGRADOR

Autores

  • Angelise Mozerl CENTRO UNIVERSITÁRIO DO LESTE DE MINAS GERAIS
  • Ivanise Caroline Silva dos Santos CENTRO UNIVERSITÁRIO DO LESTE DE MINAS GERAIS
  • Fernando Vidal CENTRO UNIVERSITÁRIO DO LESTE DE MINAS GERAIS
  • Matheus Mendes Rosse CENTRO UNIVERSITÁRIO DO LESTE DE MINAS GERAIS
  • Rosiane das Graças Coelho CENTRO UNIVERSITÁRIO DO LESTE DE MINAS GERAIS
  • Samira Araújo França CENTRO UNIVERSITÁRIO DO LESTE DE MINAS GERAIS
  • Valéria Sampaio Sousa CENTRO UNIVERSITÁRIO DO LESTE DE MINAS GERAIS
  • Vania Maria Moreira CENTRO UNIVERSITÁRIO DO LESTE DE MINAS GERAIS

Resumo

Introdução: A Postura pode ser definida como o estado de equilíbrio entre músculos e ossos, com capacidade para proteger as demais estruturas do corpo humano de traumatismos, seja na posição em pé, sentado ou deitado. O ambiente escolar é um fator de predisposição a possíveis desvios posturais, devido ao projeto imobiliário inadequado, sobrecarregando estruturas corporais. A avaliação postural é de fundamental importância para o planejamento de um tratamento fisioterapêutico e para o acompanhamento da evolução e dos resultados do tratamento. Descrição: O presente estudo teve como objetivo a avaliação postural em estudantes do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais - UNILESTE, durante a participação nas oficinas do Projeto Integrador. Este estudo teve delineamento de pesquisa observacional transversal.No dia 6 de novembro de 2017, a amostra foi composta por 89% por mulheres e 11% por homens. O PI foi realizado por meio de oficinas, onde os alunos do curso de fisioterapia fizeram inscrições online ao sistema acadêmico para participar do evento. Os voluntários do curso de fisioterapia foram escolhidos aleatoriamente e foram orientados na inscrição sobre as vestes adequadas para o dia da análise. Todos os voluntários receberam informações para participação no projeto e assinaram um termo de consentimento formal, concordando em ser fotografado e posteriormente aplicar as imagens em pesquisas acadêmicas.Quanto ao método de avaliação, foi utilizado o equipamento simetrógrafo, disponível no local, ao qual é um aparelho retangular de acrílico transparente, graduado com linhas horizontais e verticais definidas em 5 x 5 cm, sendo contornado por um suporte de alumínio, medindo 180 cm de altura x 90 cm de largura.A avaliação foi realizada por meio de fotografia individual dos voluntários, em posição ortostática, nas vistas anterior, lateral (direita e esquerda), e posterior. A posição adotada pelos fotografados foi a ortostática, com face para frente, braços pendentes e laterais, palmas das mãos em pronação e dedos semi-fletidos, joelhos retilíneos e estendidos e pés unidos. Para que a avaliação aproximasse ao máximo daquela realizada na clínica fisioterapêutica, ela foi realizada sem que houvesse marcação dos pontos anatômicos. Essa opção pode influenciar nos resultados da pesquisa. Já a posição adotada pelo avaliador foi a postura ortostática, com braços flexionados a aproximadamente 45º para captura da foto, a uma distância de 3m. Foi entregue a cada participante um folder, ao qual continha dados importantes quanto as orientações de avaliação, apresentação e relevância do equipamento simetrógrafo, e do aplicativo validado, conhecido como GRID, com a finalidade de facilitar a prática e aplicabilidade dos conceitos e práticas orientadas pelos autores na oficina, visto que esse aplicativo de tecnologia avançada, permite a avaliação postural de indivíduos por meio do aparelho celular, sendo semelhante ao simetrógrafo, com linhas horizontais e verticais cruzadas. Impactos: O estudante da graduação passa a ser o agente de seu aprendizado, com isso o aprender a aprender e ensinar para os pares faz com que o aprendizado seja mais eficiente. Considerações: Posteriormente foi realizado pelos inscritos na oficina, uma análise postural com os resultados das principais alterações posturais encontradas entre os alunos do curso.