COMPETÊNCIAS COMUNICACIONAIS E ATITUDINAIS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA

Autores

  • Talita Leite Ladeira CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO JUIZ DE FORA

Resumo

Introdução: Para a garantia de um desempenho profissional eficiente é necessária competência cognitiva (saber), psicomotora (saber fazer) e socioafetiva e atitudinal (querer fazer). Dessa forma, a universidade tem o papel de promover a aquisição de tais competências para a formação integral do aluno. Descrição: Trata-se do relato de uma proposta pedagógica de metodologia ativa de ensino-aprendizagem, com objetivo de fomentar a construção de habilidades comunicacionais e atitudinais, na investigação clínica de casos simulados. Os alunos deveriam desvendar os possíveis comprometimentos respiratórios e os determinantes sociais que interferiam no processo saúde-doença, de acordo com três casos clínicos, apresentados um em cada aula prática semanal, da disciplina de Fisioterapia Respiratória do Centro Universitário Estácio Juiz de Fora.Participaram 39 alunos, divididos em três grupos, do 5º período do curso, no segundo semestre de 2016. A dinâmica, além do objetivo de aprendizagem de competência comunicacional, também serviu como metodologia avaliativa. Desenvolveu-se em 3 aulas de 1 hora e 40 minutos, uma vez por semana, sendo que os grupos se intercalaram nas funções de paciente, fisioterapeuta e investigador. Sob o aspecto avaliativo, foram distribuídos até 3 pontos, sendo 0,5 ponto na participação como paciente, 1,5 pontos como fisioterapeuta e 1,0 como investigador.O grupo paciente recebia o roteiro detalhado e orientações sobre o caso clínico do dia e deveriam fazer-se passar pelo paciente, em uma primeira sessão de anamnese, devendo responder conforme as colocações. Os detalhes do caso só deveriam ser confidenciados aos fisioterapeutas caso abordassem na condução da sessão clínica, durante 30 minutos, conduzida pelo grupo de fisioterapeutas. Ao julgarem ter informações suficientes, o grupo fisioterapeuta elaborou um relatório clínico no tempo de 20 minutos, descrevendo o que acreditavam influenciar na saúde do paciente. Houve a leitura do mesmo e defesa do ponto de vista em 10 minutos.O grupo investigador acompanhou a condução dos fisioterapeutas e também elaboraram um relatório, em 20 minutos, mencionando se concordavam com a condução proposta, se fariam algo diferente e quais os fatores que influenciavam na saúde do paciente. Também poderiam interrogar o paciente e tiveram 10 minutos para fazer suas considerações.Nos 40 minutos restantes houve reflexão sobre as abordagens, revelação de todas as repercussões do caso clínico e análises das atuações dos grupos, com a moderação da professora. Impactos: Percebemos grande entusiasmo dos alunos e acreditamos que, ao passar das semanas, puderam exercitar as habilidades de comunicação e atitudinais e ampliar o olhar sobre o processo saúde-doença nos prováveis acometimentos respiratórios. Em outra atividade proposta, de seminários, observamos repercussões dessa percepção ampliada de saúde na construção das falas dos alunos. Considerações: A metodologia ativa proposta parece avançar no sentido de aquisição de competências comunicacionais e atitudinais, englobando a relevância de observação sobre os contextos sociais, econômicos e culturais para a abordagem ampliada do paciente e de todo o contexto de vida que influencia diretamente nas condições de saúde.