CORRESPONSABILIDADE NO PROCESSO AVALIATIVO: RELATO DE EXPERIÊNCIA DA AUTOAVALIAÇÃO NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE FISIOTERAPIA DO UNIPÊ

Autores

  • Maria Elma de Souza Maciel Soares Centro Universitário de João Pessoa - UNIPÊ
  • Ana Maria Delgado Santos Centro Universitário de João Pessoa - UNIPÊ
  • Gisele Barros Soares Centro Universitário de João Pessoa - UNIPÊ
  • Fabiana Veloso Lima Centro Universitário de João Pessoa - UNIPÊ
  • Andréa Carla Brandão da Costa Santos Centro Universitário de João Pessoa - UNIPÊ
  • Iza Neves de Araújo Nascimento Centro Universitário de João Pessoa - UNIPÊ

Resumo

INTRODUÇÃO: O docente precisa refletir e planejar cuidadosamente sobre os critérios avaliativos que proporcionem aos discentes a transcrição do sucesso e não de seu fracasso durante sua prática acadêmica. A auto avaliação é uma ferramenta essencial, no qual o aluno deve se apropriar, pois possibilita a formação de atitudes e valores que serão compatibilizadas com as observações do docente para que então, o discente avalie seus métodos e ocorra assim, uma aprendizagem significativa. Objetivo: Relatar o processo de auto avaliação no estágio supervisionado III do curso de fisioterapia. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: No estágio supervisionado III do curso de fisioterapia, o discente do nono período passa por um critério de avaliação tanto qualitativa quanto quantitativa. A auto avaliação caracteriza por um critério avaliativo processual realizado individualmente, no decorrer de cada cenário de prática. Apresenta como principais pontos: a relação interpessoal, frequência, responsabilidade, iniciativa, criatividade e as habilidades básicas e específicas. O instrumento é apresentado ao discente no inicio das atividades e seus critérios sempre são retomados durante a prática. Concomitante a essa avaliação, o docente também acompanha - os em suas ações através de uma rubrica que contém os mesmos critérios de avaliação utilizados pelo aluno. Posteriormente, há um momento de diálogo para reflexão do processo de ensino-aprendizagem. IMPACTOS: Pode-se observar que estratégia cria um fluxo bilateral de comunicação, estimula um pensamento reflexivo sobre prática tanto do discente quanto docente a fim de promover mudança no cotidiano no qual estão inseridos. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Utilizar a auto avaliação é favorecer um efeito reflexivo como também, ampliar o foco de auto formação do docente fortalecendo o processo interpessoal de ensino e aprendizagem.