DO MULTIPROFISSIONAL AO INTERPROFISSIONAL: UM RELATO DE EXPERIENCIA
Resumo
Introdução: O Ensino em Saúde voltado à praticas colaborativas Interprofissionais tem sido largamente discutido como um caminho possível na geração de profissionais mais bem preparados para o trabalho em equipe. Nesse relato de experiência busca-se trazer à tona a discussão da EIP - Educação Interprofissional como uma possibilidade de avançar para a perspectiva de colaboração, comunicação e envolvimento dos alunos de diferentes cursos de saúde nas práticas de ensino seja em projetos, aulas ou estágios curriculares. O relato se dá a partir do cuidado de pacientes portadores de feridas crônicas encaminhados para atendimento na Clinica Escola do Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais - CESCAGE, Ponta Grossa - PR . Descrição: As atividades são desenvolvidas pelos Cursos de Fisioterapia e Enfermagem. Após passarem pela enfermagem para procedimentos de desinfecção e preparo, portadores de úlceras venosas crônicas seguem para a fisioterapia sendo atendidos pelos alunos desse curso realizando cinesioterapia, treino de marcha e tratamento eletroterápico. Os atendimentos ocorrem na Clínica Escola do Curso de Fisioterapia e no Consultório Cicatriza do Curso de Enfermagem da Instituição desde 2017. Sob a perspectiva interdisciplinar os pacientes recebem cuidados específicos nas duas áreas profissionais, cada uma com suas especificidades, atuando separadas em seus consultórios, podendo-se dizer que sob a concepção Multiprofissional. O projeto está sendo ampliado, tanto com relação à integrar outros cursos no atendimento aos pacientes, quanto à desenvolver ações que avancem para a concepção Interprofissional do ensino. Pretende-se integrar várias abordagens em visão ampliada e introduzir processos compartilhados no cuidado e nas ações em equipe que passará a ser formada por professores e acadêmicos dos Cursos de Farmácia, Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição e Psicologia. Assim, alunos e professores dos cursos envolvidos serão reunidos em momentos de estudos de casos e de consulta compartilhada para definir procedimentos terapêuticos, discutir evoluções e readequar condutas. Impactos: Os atendimentos na perspectiva multiprofissional, geraram experiências e trocas de conhecimento importantes na formação dos alunos dos dois cursos primeiramente envolvidos e na evolução dos pacientes atendidos. Significou também um divisor de águas para o reconhecimento de que o EIP - Ensino Interprofissional com interação de abordagens deve ser valorizado e disseminado no sentido de produzir nos futuros profissionais, atitudes e condutas necessárias para o trabalho em equipe considerando as contribuições específicas de cada área, reconhecendo que o processo saúde-doença possui múltiplas dimensões sendo elas orgânicas, genéticas, psicossociais, culturais e sociais e que as abordagens terapêuticas serão mais efetivas quando discutidas em tais aspectos de forma ampliada e acima de tudo, que a articulação de atividades interprofissionais e específicas de cada área de forma integrada permite o aprendizado do conjunto de competências necessárias para o trabalho em equipe e a prática interprofissional colaborativa. Considerações: É eminente que no ensino em saúde, oportunidades de EIP contribuem para a formação de profissionais melhor preparados para atuação integrada em equipe, onde a colaboração e o reconhecimento da interdependência das áreas predominam à competição e à fragmentação do cuidado.Edição
Seção
Relatos de Experiência - Eixo II Formação e Educação Permanente
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